Introdução de excertos literários em aula de francês língua estrangeira: entre reflexões didáticas e pistas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17969995Palavras-chave:
FLE, Literatura, Princípios pedagógicos, EficáciaResumo
Apesar das reticências frequentemente manifestadas por alguns professores de francês como língua estrangeira (FLE), o texto literário pode encontrar, de forma vantajosa, o seu lugar em um curso de FLE. Não faltam argumentos para justificar essa introdução, podendo ir desde a valorização dos aprendentes até a descoberta de um gênero potencialmente tão rico quanto inovador. No entanto, para ser atrativa e eficaz, a exploração pedagógica de suportes literários deve respeitar certos princípios, que envolvem tanto a escolha do material quanto os objetivos visados, ou ainda as práticas em sala de aula. Após apresentar uma breve defesa que, se necessário, justifica a utilização de textos de autores nas aulas de francês como língua estrangeira, recordaremos e desenvolveremos neste artigo alguns desses princípios, que devem ser vistos apenas como pistas de reflexão e certamente não como injunções obrigatórias. Sabe-se, de fato, que a qualidade de uma aula de língua depende de sua adequação aos elementos contextuais que a definem: tantas turmas quantas forem, tantas variáveis possíveis na aplicação das sugestões formuladas a seguir.
Downloads
Referências
BARTHE, Marie ; CHOVELON, Bernadette. Le français par les textes. (B1-B2) Grenoble : Éditions PUG (Presse Universitaires de Grenoble), 2008.
BARTHE, Marie ; CHOVELON Bernadette. Lectures d’auteurs. Textes littéraires annotés avec exercices. Grenoble : Éditions PUG, 2009.
BERTHELOT, Reine. Littératures francophones en classe de FLE. Pourquoi et comment les enseigner. Paris : L’Harmattan, 2011.
BOUCHERY, Caroline ; TAILLANDIER Isabelle. Le FLE par les textes. Littérature et activités de langue. Paris : Éditions Belin, 2009.
COMPAGNON, Antoine. La littérature, pour quoi faire ? Aula inaugural pronunciada em 30 de novembro de 2006.
DEFAYS et alii. La Littérature en FLE : État des lieux et nouvelles perspectives. Paris : Hachette FLE, 2014.
FIEVET, Martine. Littérature en classe de FLE. Paris : CLE International, 2013.
GODARD, Anne et alii. La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris : Éditions Didier, 2023.
ORDINE, Nuccio. L’Utilité de l’inutile. Traduzido do italiano. Fayard : Paris, 2016.
PREVERT, Jacques. Déjeuner du matin. In. Idem. Paroles. Paris : Gallimard, 1945.
PREVERT, Jacques. Le Chat et l’oiseau. In : Idem. Histoires et d’autres histoires. Paris : Gallimard, 1946.
ROUXEL, Annie. Enseigner la lecture littéraire. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 1996.
ROYER BAHJA, Charlotte. Le FLE par la littérature (B1 – C1). Paris: Editions Ellipses, 2023.
TAGLIANTE, Christine. L’Evaluation. Paris : CLE International, coll. « Techniques de classe », 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





