Uma homicida chamada esperança

Authors

Keywords:

Sor Juana; Esperanza; Emancipação; Poesia; Barroco

Abstract

Sor Juana Inés de la Cruz foi uma monja, poeta e dramaturga mexicana barroca. Sua obra vai além do brilho artístico de uma lírica refinada para invadir o campo da crítica e análise sociais da condição humana, em especial a situação da mulher, em uma realidade de opressão patriarcal e eclesiástica. Sua maior conquista foi obter, ``a custa de industriosa articulação política, um espaço particular de enunciação, sob a proteção do poder civil constituído de sucessivos vice-reis e vice-rainhas, contra o imperialismo católico que a perseguiu por toda sua vida adulta. O "Soneto 151" (Diuturna enfermedad de la Esperanza,) é um grito de desafio à autoridade dos príncipes da igreja da época, já que a abordagem ácida de seu tema, a esperança, pilar da fé humana, contraria dogmas e regras que a ferro e fogo eram impostos dentro dos conventos do período. Trata-se de um minitratado de emancipação intelectual, em detrimento dos grilhões com os quais o fanatismo cegava (e cega) a maior parte da população do México colonial (e atual).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Fernando Fiori, Universidade Federal de Rondônia

Professor Marcus Fernando Fiori possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pós-graduação latu senso em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pela Faculdade de Ciências Exatas, Humanas e Letras de Rondônia (FARO) e é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professor do Departamento de Comunicação da UNIR - Campus de Porto Velho - e membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de pesquisa: BARRAS - Bloco de Ações em RAP, Rádio e Ausências Sonoras - UNIR Grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Direito Público (CEPAD - Públic@S) - UNIR Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisas em Espaços e Temporalidades Comunicacionais - UNIR Campo de interesse em estudos e pesquisa: O ambiente comunicacional durante o processo de colonização agrícola do Estado de Rondônia; O ambiente comunicacional durante o processo de colonização da Amazônia Ocidental.

Carlos Eduardo Galvão Braga, Universidade Federal do rio Grande do Norte

Professor Carlos Eduardo Galvão Braga possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado pela Universidade Paris IV - Sorbonne (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura francesa e literatura comparada.

References

JUANA INÉS DE LA CRUZ, Sor. Obras Completas, ed., pról. Francisco Monterde. México: Editorial Porrúa, 1999.

NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano (Tradução, notas e posfácio: Paulo /César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, e-book, 2005.

PAZ, Octavio. Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe. México: Fondo de Cultura Económica, 1999.

SCHONS, Dorothy Some obscure points in the life of Sor Juana Inés de la Cruz, Modern Philology, vol. 24, New York: Oxford Press, 1926.

Published

2025-12-03

How to Cite

FIORI, LUIS EDUARDO; FIORI, Marcus Fernando; BRAGA, Carlos Eduardo Galvão. Uma homicida chamada esperança. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6487. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.