As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8367356
Palavras-chave: Tocantins, Letras de canções, Poesia, Cultura, Imaginário

Resumo

Este artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000).

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Biografia do Autor

Juliana Santana de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Professora na Universidade Federal do Tocantins, campus de Palmas – TO – Brasil, atuando no mestrado
em Letras, campus de Porto Nacional e no curso de Filosofia, campus de Palmas. Doutora em Ética e
Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodna, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA (2019). Graduando em Direito
pela Universidade do Estado do Tocantins - Unitins. Mestrando em Letras, Câmpus de Porto Nacional -
Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Música, Teologia e Direito.

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Publicado em

31 de março de 2022

Como Citar

ALMEIDA, J. S. de; BODNA, N. M. C. da S. As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 127–142, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8367356. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145. Acesso em: 21 nov. 2024.

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