Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica

Autores/as

  • Juliana Nespoli Universidade Federal Fluminense
  • Elaine Melo Universidade Federal Fluminense
  • Marina Florim Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15611886

Palabras clave:

Teoria Gerativa, Ensino de gramática, Consciência sintática, Propostas pedagógicas

Resumen

Pretende-se, neste trabalho, contribuir para as discussões acerca do ensino de gramática na educação básica. Mais especificamente, objetiva-se apresentar duas propostas pedagógicas: o “Palitárvore da Predicação”, para o estudo do período simples, e o “Varal da Predicação”, para o estudo do período composto. Tais atividades, construídas com materiais manipuláveis, têm o intuito de desenvolver a consciência sintática dos estudantes, partindo de pressupostos da Teoria Gerativa, tais como a proposta de Faculdade da Linguagem e de língua como sistema, a fim de tratar de noções como seleção argumental, sintagma e hierarquia estrutural. Desse modo, consideram-se, de um lado, a necessidade de superar um ensino puramente classificatório de sintaxe e, de outro, a urgência da implementação de uma abordagem científica da gramática na educação básica. Espera-se, portanto, colaborar com uma perspectiva de ensino de gramática em que seja oportunizada ao estudante a reflexão sobre o funcionamento da estrutura da sua língua, explicitando seus conhecimentos gramaticais prévios e favorecendo o processo de letramento científico.  

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Publicado

2025-06-07

Cómo citar

NESPOLI, Juliana; MELO, Elaine; FLORIM, Marina. Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6273 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15611886. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6273. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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