Palitárvore da Predicação e Varal da Predicação: Propostas para o desenvolvimento da consciência sintática na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611886Palabras clave:
Teoria Gerativa, Ensino de gramática, Consciência sintática, Propostas pedagógicasResumen
Pretende-se, neste trabalho, contribuir para as discussões acerca do ensino de gramática na educação básica. Mais especificamente, objetiva-se apresentar duas propostas pedagógicas: o “Palitárvore da Predicação”, para o estudo do período simples, e o “Varal da Predicação”, para o estudo do período composto. Tais atividades, construídas com materiais manipuláveis, têm o intuito de desenvolver a consciência sintática dos estudantes, partindo de pressupostos da Teoria Gerativa, tais como a proposta de Faculdade da Linguagem e de língua como sistema, a fim de tratar de noções como seleção argumental, sintagma e hierarquia estrutural. Desse modo, consideram-se, de um lado, a necessidade de superar um ensino puramente classificatório de sintaxe e, de outro, a urgência da implementação de uma abordagem científica da gramática na educação básica. Espera-se, portanto, colaborar com uma perspectiva de ensino de gramática em que seja oportunizada ao estudante a reflexão sobre o funcionamento da estrutura da sua língua, explicitando seus conhecimentos gramaticais prévios e favorecendo o processo de letramento científico.
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