Análise da entrada, permanência e evasão de alunos no curso de letras – espanhol da UFPB – modalidade EAD
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436527Resumo
No Brasil, o ensino de espanhol remonta a mais de cem anos de movimentos de rupturas e permanências (BAPTISTA, et al 2023), o que aponta para momentos de institucionalização da língua no currículo escolar, mas também de tentativas de ofuscamento em função de diferentes políticas linguísticas que vigoraram ao longo das décadas. Com a revogação da lei n.11.161/2005 e, consequentemente, com a proposta do novo Ensino Médio que oficializa o inglês como única língua de oferta obrigatória nas instituições de ensino, especialistas da área de espanhol (SILVA JÚNIOR, 2020) têm apontado para o esvaziamento das licenciaturas como uma das consequências da retirada dessa língua neolatina do status de componente obrigatório do currículo regular. Após a sanção da Lei n. 13.415/2017, que reformou o Ensino Médio, vivenciamos o início da pandemia de COVID-19, a qual trouxe sérias implicações para a educação brasileira. Para este artigo, filiado teórico-metodologicamente à Linguística Aplicada, de natureza básica com abordagem quali-quantitava, coletamos e analisamos, como corpus, o quantitativo de alunos ingressantes, de evasão e de egressos vinculados ao curso de Letras – Espanhol, da Universidade Federal da Paraíba, na modalidade EaD, entre o período 2017 a 2022. As análises apresentam um pico de evasões durante o recorte temporal estabelecido. No entanto, possivelmente, sob o prisma de análise deste estudo, este fenômeno não tem relação direta com a revogação da lei n. 11.161/2005, mas com a ausência de uma política pública de mitigação dos efeitos da pandemia no que diz respeito à permanência de estudantes no ensino superior.
Palavras-chave: Letras/Espanhol; Educação a Distância; Pandemia; Lei n. 11.161/2005.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 11.161, de 05 de agosto de 2005, que dispõe sobre o ensino da língua espanhola.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, e revoga a Lei 11.161, de 5 de agosto de 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BAPTISTA, L. M. T R; SANTOS, I; SANTOS, K. da C. Desafios e perspectivas para o ensino de espanhol no Brasil: entre rupturas e permanências. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
CARVALHO, F. P. Representações dos professores de espanhol a respeito da lei federal n. 11.161 e do ensino da língua após sua promulgação. 2015. 185 f. Dissertação (Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
CARVALHO, F. P. Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade. Caracol, n. 19, 2020, p. 676 – 702.
CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Ensino de espanhol no Brasil: histórias de resistências. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.
COSTA JUNIOR, J. V. L. da; CARVALHO, T. L. de. Quando políticas de resistências se transformam em políticas linguísticas oficiais: o espanhol no nordeste do Brasil. Revista X, v. 15, n. 5, 2020, p. 172 – 293.
DIARIO OFICIAL DO ESTADO DA PARAÍBA- João Pessoa- Quarta-feira, 06 de outubro de 2018 nº 11.191/2018.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. Secretaria De Estado Da Administração Secretaria De Estado Da Educação E Da Ciência E Tecnologia Da Paraíba. Edital de Concurso Público nº 01/2019/SEAD/SEECT, de 16 de fevereiro de 2019. Cargo de Professor de Educação Básica 3, da Carreira do Magistério Estadual. 1. ed. João Pessoa, PARAÍBA, v. 1, n. 1, p. 1-34. Disponível em: https://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abert_seect_pb.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior. 2021. Brasília, DF. INEP, 2022.
MAIA, A. Projeto de Lei 1509/2017. Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Disponível em: https://apeepb1.files.wordpress.com/2019/01/20636.pdf. Acesso em 10 de julho de 2019.
PARAQUETT, M. As quatro ondas do hispanismo no Brasil. Abehache, n. 17, 2020, p. 11 – 27.
PAULINO, L. da S. A Lei 11.191/2018 e o seu processo de criação a partir de uma análise político-linguística. 2021. 165 f. Dissertação (Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
PONTE, A. S. Espanhol na Paraíba: desafios para além das leis. In: CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Ensino de Espanhol no Brasil: histórias de resistências. Mercado de Letras, 2022, p.127 – 142.
SILVA JÚNIOR, A. F. da. Reflexões sobre políticas de formação de professores de línguas estrangeiras antes e depois da BNCC. Revista Ilustração, v. 01, n. 03, 2020, p. 103-114.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Espanhola (EaD). Mamanguape, 2013.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.