Perguntas e pedidos em português paraibano: análise acústica e perceptiva da entoação de João Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17000985

Palavras-chave:

Entoação, Atos Diretivos, Percepção, português paraibano

Resumo

Este artigo se baseia na análise da distinção entonacional entre os atos de fala de pedido e pergunta no português brasileiro, com foco na variedade paraibana, tomando como referência os trabalhos de Moraes e Colamarco (2007). Nosso objetivo é descrever, acústica e perceptivamente, as características melódicas desses enunciados, considerando dados experimentais produzidos por uma falante de João Pessoa (PB). Os contornos melódicos foram analisados por meio do programa PRAAT e descritos fonologicamente com base no modelo P_ToBI (Frota et al., 2015). Além disso, considerando os pressupostos do modelo linguístico IPO (‘t Hart et al., 1990), os contornos originais foram manipulados e submetidos a testes de percepção para verificar como os juízes interpretam tais estímulos. Os resultados revelaram que, na variedade paraibana, os pedidos apresentam um movimento ascendente na tônica nuclear, enquanto as perguntas exibem um movimento descendente nessa sílaba. Através dos testes de percepção, confirmamos que a direção da F0 mostrou-se relevante para distinguir esses padrões entonacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Cursou doutorado em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Língua Espanhola) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), com estágio de doutorado no exterior no Instituto de Investigaciones Filológicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Ainda na UFRJ, obteve o título de mestre em Letras Neolatinas (2014) e se graduou no Bacharelado e na Licenciatura em Letras-Português/Espanhol (2010/2011). Atuou como Professora de Espanhol da Rede Municipal do Rio de Janeiro/RJ (2013-2016) e como Professora Substituta da Faculdade de Letras da UFRJ (2012-2013). Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa "Prosódia, Variação e Ensino" (CNPq) e é professora efetiva do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com foco nos seguintes temas: fonética e fonologia, prosódia e ensino de oralidade de espanhol como língua estrangeira. Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Associação Luso-Brasileira de Ciências da Fala (Luso-Brazilian Association of Speech Sciences; LBASS) e da Associação de Professores de Espanhol da Paraíba (APEEPB)

Referências

BARBOSA, Plínio Almeida. Prosódia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

BARBOSA, Plínio Almeida; MADUREIRA, Sandra. Manual de fonética acústica experimental. São Paulo: Cortez, 2015.

BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer. Versão 6.4.22, 2024. Disponível em: http://www.fon.hum.uva.nl/praat/

BRANDÃO, Safyra Dy Carly Ramos. Análise entonacional de atos de fala diretivos produzidos em português e em espanhol por falantes da Zona da Mata Paraibana. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Espanhola) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.

CARNAVAL, Manuella. Focalização no português do Brasil: um estudo multimodal. Tese de Doutorado em Letras Vernáculas – Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.

CASTELO, Joelma; FROTA, Sonia. Variação entoacional no Português do Brasil: uma análise fonológica do contorno nuclear em enunciados declarativos e interrogativos. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Linguística, 30., 2015.

ESCANDELL-VIDAL, María Victoria. Introducción a la pragmática. Barcelona: Ariel Lingüística, 1996.

FROTA, Sónia; OLIVEIRA, Pedro; CRUZ, Marisa; VIGÁRIO, Marina Vigário. P-ToBI: tools for the transcription of Portuguese prosody. Lisboa: Laboratório de Fonética, CLUL/FLUL, 2015. Disponível em: http://labfon.letras.ulisboa.pt/InAPoP/P-ToBI/. Acesso em 08 de janeiro de 2025.

GOMES DA SILVA, Carolina. A prosódia de atos de fala no espanhol da Cidade do México. Tese de Doutorado em Língua Espanhola. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

GOMES DA SILVA, Carolina; CARNAVAL, Manuella; MORAES, João Antônio de. Atos de fala diretivos em português e em espanhol: uma análise acústica comparativa. Entrepalavras, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 326-345, abr. 2020. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1751>.

LIRA, Zulina Souza de. A entoação modal em cinco falares do Nordeste brasileiro. Tese de Doutorado em Linguística. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009.

MENDOZA, Erika. La impresión de un tono: estudio sociolingüístico de la entonación en Cuapiaxtla, Tlaxcala. Tese (Doutorado em Linguística), El Colegio de México, México, 2014.

MIRANDA, Luma da Silva. Análise da entoação do português do Brasil segundo o modelo IPO. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.

MIRANDA, Luma da Silva; MORAES, João Antônio de. A percepção de valores pragmáticos na entoação de sentenças imperativas no português brasileiro: um estudo experimental. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 20, p. 263-290, 2018.

MORAES, João Antônio de. Fonética. São Paulo: Parábola Editorial, 2024.

MORAES, João Antônio de; COLAMARCO, Manuela. Você está pedindo ou perguntando? Uma análise entonacional de pedidos e perguntas no Português do Brasil. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p.113-126, 2007.

MORAES, João Antônio de.; RILLIARD, Albert. Entoação. In: OLIVEIRA JR., Miguel (org.). Prosódia, prosódias: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2022, pp. 45-66.

NASCIMENTO, Mikaellen Kawany. As perguntas totais em português e espanhol língua adicional: uma análise entonacional de falantes da Zona da Mata Paraibana. Monografia (Graduação). Centro de Ciências, História, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba. 2023.

NESPOR, Marina; VOGEL, Irene. La prosodia. Tradução de Ana Ardid Gumiel. Madrid: Visor Distribuciones, 1994 [1986].

SILVA, Joelma Castelo Bernardo da; CUNHA, Cláudia de Souza. Caracterização prosódica dos falares brasileiros: a oração interrogativa total. Revista do GELNE, Natal-RN, vol. 14, p. 59-75, 2012. Edição Especial.

Downloads

Publicado

30-08-2025

Como Citar

GOMES DA SILVA, Carolina; DO NASCIMENTO, Mikaellen Kawany. Perguntas e pedidos em português paraibano: análise acústica e perceptiva da entoação de João Pessoa . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. Especial, p. e6290 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17000985. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6290. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. Especial - 2025 - IV Encontro do Seminário de Prosódia: trabalhos reunidos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.