Olhares cruzados sobre a evolução e os desafios do ensino e da pesquisa universitária da língua portuguesa na França
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12746769Resumo
Esta série de entrevistas é parte integrante de um projeto de estágio pós-doutoral conduzido na Université Rennes 2, no Laboratório ERIMIT (Équipe de Recherche Interlangue: Mémoires, Identités, Territoires), e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão dos desafios sociais, territoriais e didáticos enfrentados no ensino de português no sistema universitário francês, ao mesmo tempo em que promove uma reflexão sobre o estado atual desse ensino e busca perspectivas futuras. Além disso, essas entrevistas representam uma oportunidade valiosa para dialogar diretamente com aqueles que desempenharam e continuam a influenciar significativamente o desenvolvimento do ensino de português na França.
Os seis entrevistados são figuras proeminentes no campo do ensino e estudo do português na França: Rita Olivieri-Godet, renomada especialista na obra de João Ubaldo Ribeiro e membro Sênior do Institut Universitaire de France; Mireille Garcia, diretora do departamento de Português da Université Rennes 2, laureada com o prêmio de tese do Institut des Amériques, suas pesquisas se concentram na obra de Milton Hatoum; Maria da Conceição Coelho Ferreira, diretora do departamento de português da Université Lumière Lyon 2, pesquisadora de literatura brasileira contemporânea e promotora de parcerias importantes, como o duplo diploma entre a Lyon 2 e a USP; Jean Pierre Chavagne, dedicado à promoção do português de Angola e à intercompreensão; Daniel Rodrigues, diretor do departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade Clermont Auvergne, especialista na obra poética de Herberto Helder; e Ilana Heineberg, pesquisadora especialista em literatura brasileira do século XIX e contemporânea, é diretora do departamento de português na Universidade de Bordeaux e idealizadora de um projeto inovador de graduação trilíngue.
Downloads
Referências
DA SILVA, Maria Araújo; CARREIRA Maria Helena Araújo; CUROPOS, Fernando (Orgs). Commémoration du centenaire de l’enseignement du portugais dans l’université française : Sorbonne 1919-2019. Paris: Éditions hispaniques, 2019.
MASSA, Jean-Michel. Chagas Franco, fondateur de l'enseignement du portugais en Bretagne. In: La Bretagne, le Portugal, le Brésil. Échanges et rapports. Actes du Cinquantenaire de la création en Bretagne de l'enseignement du portugais. Rennes: Université Haute Bretagne, 1977. p. 559-575.
PENJON, Jacqueline. Naissance de l’enseignement du portugais. Reflexos. Revue pluridisciplinaire du monde lusophone, n. 4, 2019. Disponível em: http://interfas.univ-tlse2.fr/reflexos/324. Acesso em: 18 jan. 2023.
ROIG, Adrien. Historique de l'enseignement de la littérature portugaise en France. In: L’enseignement et l’expansion de la littérature portugaise en France. Actes du Colloque. Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, 1986. p. 21-36.
TEYSSIER, Paul. La langue et la littérature portugaises dans l’enseignement universitaire français: passé, présent, avenir. In: L’Enseignement et l’expansion de la littérature portugaise en France. Actes du Colloque. Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, 1986. p. 21-36.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.