A contingência da coerência à luz da noção de contexto: análise de tweets do Globo Rural
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8169920Resumen
O presente trabalho se ancora na Linguística Textual (LT), buscando refletir sobre como a noção de contexto e suas ctegorias de emergência e incorporação (HANKS, 2008) contribuem para elucidar os processos de construção da coerência em interações digitais. Concebemos o texto como evento (MARCUSCHI, 2008; CAVALCANTE; CUSTÓDIOFILHO, 2010), abarcando nessa noção o fenômeno do hipertexto, como manifestação textual caracterizada por especificidades que tornam ainda mais centrais a noção de contexto e a construção da coerência nas interaçõesdigitais (PAVEAU, 2020; ELIAS; CAVALCANTE, 2017). Compreendemos o contexto enquanto movimentos de emergência e incorporação e a construção da coerência enquanto uma construção de sentido altamente local e contingente, o que nos permite tratar a construção da coerência de forma mais sistemática. Partindo dessas categoria se do desafio do texto digital para a investigação linguística, analisamos um tweet da página oficial da Revista GloboRural, observando como a incorporação de uma interação a mais de um contexto pode ser estratégica para o engajamento nas interações digitais, aspecto reforçado em interações subsequentes que enfatizaram o caráter ambivalente do tweet entre os campos político e do agronegócio. Além disso, notamos como os comentários ao tweet indicaram uma construção de sentido variando entre sentidos estritos, sentidos estabelecidos na relevânciainterpretativa ou na relevância topical. Portanto, enfatiza-se que a coerência se constrói em vários níveis, que o contexto é construído na interação e, principalmente, que coerência e contexto são altamente dinâmicos em relação às interações estabelecidas pelos participantes na prática discursiva.
Descargas
Citas
BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.
BOURDIEU, P. A gênese dos conceitos de habitus e campo. In: ______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, pp. 59-73.
BOURDIEU, P. The field of cultural production: essays on art and literature. New York: Columbia University Press, 1993.
BUHLER, K. Theory of language: the representational function of language. Amsterdan: John enjamins, 1990.
CAVALCANTE, M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v. 12, n. 2, pp. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, M. et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, pp. 25-39, 2019.
CAVALCANTE, M.; SILVA, T.; SILVA, Y. Dimensões analíticas da Linguística textual. In: LIMA, A.; SOARES, M.; CAVALCANTE, S. Linguística Geral: conceitos que todos precisam conhecer. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. pp. 17-41.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. pp. 131-144.
ELIAS, V.; CAVALCANTE, M. Linguística textual e estudos do hipertexto: focalizando o contexto e a coerência. In: CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. P.; ELIAS, V. Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. pp. 317-338.
GOFFMAN, E. The neglected situation. In: GIGLIOLI, P. P. (org.). Language and social context: selected readings. New York: Penguin, 1972. pp. 61-66.
GUMPERZ, J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolinguística interacional. Porto Alegre: Editora AGE, 1998. pp. 98-119.
HANKS, W. O que é contexto? In: _______. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2008. pp. 196-203.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.
MARCUSCHI, L. A. Coerência e cognição contingenciada. In: ______. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. pp. 13-30.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.