A contingência da coerência à luz da noção de contexto: análise de tweets do Globo Rural

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8169920
Mots-clés : Coerência, Contexto, Emergência, Incorporação

Résumé

O presente trabalho se ancora na Linguística Textual (LT), buscando refletir sobre como a noção de contexto e suas ctegorias de emergência e incorporação (HANKS, 2008) contribuem para elucidar os processos de construção da coerência em interações digitais. Concebemos o texto como evento (MARCUSCHI, 2008; CAVALCANTE; CUSTÓDIOFILHO, 2010), abarcando nessa noção o fenômeno do hipertexto, como manifestação textual caracterizada por especificidades que tornam ainda mais centrais a noção de contexto e a construção da coerência nas interaçõesdigitais (PAVEAU, 2020; ELIAS; CAVALCANTE, 2017). Compreendemos o contexto enquanto movimentos de emergência e incorporação e a construção da coerência enquanto uma construção de sentido altamente local e contingente, o que nos permite tratar a construção da coerência de forma mais sistemática. Partindo dessas categoria se do desafio do texto digital para a investigação linguística, analisamos um tweet da página oficial da Revista GloboRural, observando como a incorporação de uma interação a mais de um contexto pode ser estratégica para o engajamento nas interações digitais, aspecto reforçado em interações subsequentes que enfatizaram o caráter ambivalente do tweet entre os campos político e do agronegócio. Além disso, notamos como os comentários ao tweet indicaram uma construção de sentido variando entre sentidos estritos, sentidos estabelecidos na relevânciainterpretativa ou na relevância topical. Portanto, enfatiza-se que a coerência se constrói em vários níveis, que o contexto é construído na interação e, principalmente, que coerência e contexto são altamente dinâmicos em relação às interações estabelecidas pelos participantes na prática discursiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Girllayne Gleyka Bezerra dos Santos Marques, niversidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife; mestra em Linguística pela UFPE; graduada em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atua como professora na rede de educação básica no Estado da Paraíba.

Gabriel do Nascimento Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Língua Portuguesa e pesquisador da área de Linguística, com foco nos estudos textual-discursivos de práticas sociais. Atualmente, é estudante de Mestrado em Letras-Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas (FAFIRE), e residente em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Références

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.

BOURDIEU, P. A gênese dos conceitos de habitus e campo. In: ______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, pp. 59-73.

BOURDIEU, P. The field of cultural production: essays on art and literature. New York: Columbia University Press, 1993.

BUHLER, K. Theory of language: the representational function of language. Amsterdan: John enjamins, 1990.

CAVALCANTE, M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v. 12, n. 2, pp. 56-71, 2010.

CAVALCANTE, M. et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, pp. 25-39, 2019.

CAVALCANTE, M.; SILVA, T.; SILVA, Y. Dimensões analíticas da Linguística textual. In: LIMA, A.; SOARES, M.; CAVALCANTE, S. Linguística Geral: conceitos que todos precisam conhecer. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. pp. 17-41.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. pp. 131-144.

ELIAS, V.; CAVALCANTE, M. Linguística textual e estudos do hipertexto: focalizando o contexto e a coerência. In: CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. P.; ELIAS, V. Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. pp. 317-338.

GOFFMAN, E. The neglected situation. In: GIGLIOLI, P. P. (org.). Language and social context: selected readings. New York: Penguin, 1972. pp. 61-66.

GUMPERZ, J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolinguística interacional. Porto Alegre: Editora AGE, 1998. pp. 98-119.

HANKS, W. O que é contexto? In: _______. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2008. pp. 196-203.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.

MARCUSCHI, L. A. Coerência e cognição contingenciada. In: ______. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. pp. 13-30.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.

Publiée

octobre 12, 2022

Comment citer

MARQUES, G. G. B. dos S.; SANTANA, G. do N. A contingência da coerência à luz da noção de contexto: análise de tweets do Globo Rural. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 203–223, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8169920. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/911. Acesso em: 3 nov. 2024.

Rubrique

Des articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice