Introduction d’extraits littéraires en cours de français langue étrangère : entre réflexions didactiques et pistes pédagogiques
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17969973Palabras clave:
FLE, littérature, principes pédagogiques, efficacitéResumen
Apesar das reticências frequentemente manifestadas por alguns professores de francês como língua estrangeira (FLE), o texto literário pode encontrar, de forma vantajosa, o seu lugar em um curso de FLE. Não faltam argumentos para justificar essa introdução, podendo ir desde a valorização dos aprendentes até a descoberta de um gênero potencialmente tão rico quanto inovador. No entanto, para ser atrativa e eficaz, a exploração pedagógica de suportes literários deve respeitar certos princípios, que envolvem tanto a escolha do material quanto os objetivos visados, ou ainda as práticas em sala de aula. Após apresentar uma breve defesa que, se necessário, justifica a utilização de textos de autores nas aulas de francês como língua estrangeira, recordaremos e desenvolveremos neste artigo alguns desses princípios, que devem ser vistos apenas como pistas de reflexão e certamente não como injunções obrigatórias. Sabe-se, de fato, que a qualidade de uma aula de língua depende de sua adequação aos elementos contextuais que a definem: tantas turmas quantas forem, tantas variáveis possíveis na aplicação das sugestões formuladas a seguir.
Descargas
Citas
BARTHE Marie, CHOVELON Bernadette. Le français par les textes. (B1-B2) Grenoble : Éditions PUG (Presse Universitaires de Grenoble), 2008.
BARTHE Marie, CHOVELON Bernadette. Lectures d’auteurs. Textes littéraires annotés avec exercices. Grenoble : Éditions PUG (Presse Universitaires de Grenoble), 2009.
BERTHELOT Reine, Littératures francophones en classe de FLE. Pourquoi et comment les enseigner. Paris, L’Harmattan, 2011
BOUCHERY Caroline, TAILLANDIER Isabelle. Le FLE par les textes. Littérature et activités de langue. Paris : Éditions Belin, 2009.
COMPAGNON Antoine : La littérature, pour quoi faire ? Leçon inaugurale prononcée le jeudi 30 novembre 2006, site du Collège de France
DEFAYS et al. La Littérature en FLE : État des lieux et nouvelles perspectives. Paris, Hachette FLE, 2014
FIEVET Martine. Littérature en classe de FLE. Paris, CLE International, 2013
GODARD Anne et al.. La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris, Éditions Didier, 2023
ROUXEL Annie. Enseigner la lecture littéraire. Rennes. Presses Universitaires de Rennes, 1996
ROYER BAHJA Charlotte. Le FLE par la littérature (B1 – C1). Paris, Editions Ellipses, 2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Letras Raras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.






