Graphic novels e mudanças climáticas: uma abordagem comparatista para o ensino de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542509
Palabras clave: Romances Gráficos, Mudanças Climáticas, Ecocrítica, Literatura comparada, Ensino

Resumen

A ecocrítica, enquanto possibilidade de análise de textos literários, tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões acadêmicas. Uma das justificativas concerne ao seu caráter interdisciplinar imanente à própria definição comumente mobilizada: o estudo da relação entre literatura e meio ambiente (Glotfelty, 1996). Essa ideia, portanto, encontra respaldo no âmbito dos estudos comparativos. Diante do exposto, propomos esta reflexão, cujo objetivo principal é cotejar dois romances gráficos (Graphic novels), a saber Climate Changed: a personal journey through the science, de Phillippe Squarzoni e HERE, de Richard McGuire. Ambos publicados em 2014, os livros em questão dialogam sob vários aspectos, em especial no que diz respeito ao gênero literário ao qual pertencem: cli-fi [climate change fiction], ou ficção climática, em língua portuguesa. Assim sendo, o tema da emergência climática é o fio condutor desta análise comparatista em que evidenciamos os tropos recorrentes nos dois romances. Além disso, ampliamos, de um modo geral, o debate acerca do potencial desse tipo de ficção em contexto de ensino de literatura, atentando para a questão mais urgente do momento: o desequilíbrio climático global. Para elaboração do presente artigo, ancoramos nossas reflexões a partir das discussões de vários estudiosos, dentre eles: Garrard (2006), Mehnert (2016), Siperstein, Hall e LeMenager (2017), Durão e Cechinel (22022) e Remak (2011).

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Publicado

diciembre 23, 2024

Cómo citar

LIMA, J. V.; SILVA, S. S. T. Graphic novels e mudanças climáticas: uma abordagem comparatista para o ensino de literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e3081, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542509. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3081. Acesso em: 26 dic. 2024.

Sección

Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura - n. 3, 2024