Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologias
em um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)
sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias de
Informação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun de
Référence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche en
didactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por Philippe
Blanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordo
com os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de uma
análise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar as
marcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manual
as utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia no
processo pedagógico de aquisição do FLE.
Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático.
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