Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8169971
Palavras-chave: Plurissemioticidade, Perspectiva Textual-Interativa, Texto

Resumo

A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) é uma abordagem teórica pensada, inicialmente, para explicar fenômenos do texto falado, depois para fenômenos do texto escrito e, mais recentemente, tem sido utilizada para fundamentar também estudos sobre o texto plurissemiótico (notadamente o texto que mobiliza elementos verbais e imagéticos). Este trabalho tem por objetivo refletir sobre esta última ampliação da PTI. Para tanto, realizamos um breve estudo bibliométrico de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Letras/Linguística, no Brasil, e, com base nestas produções, examinamos a mobilização dos princípios e das categorias da PTI no estudo do texto plurissemiótico.

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Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Letras (área de Filologia e Linguística ortuguesa). Professor de Linguística.

Mateus Parducci Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrando em Estudos da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa.

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

PINHEIRO, C. L. .; LIMA, M. P. S. de. Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 224–240, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8169971. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/913. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos