Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8169971
Palavras-chave: Plurissemioticidade, Perspectiva Textual-Interativa, Texto

Resumo

A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) é uma abordagem teórica pensada, inicialmente, para explicar fenômenos do texto falado, depois para fenômenos do texto escrito e, mais recentemente, tem sido utilizada para fundamentar também estudos sobre o texto plurissemiótico (notadamente o texto que mobiliza elementos verbais e imagéticos). Este trabalho tem por objetivo refletir sobre esta última ampliação da PTI. Para tanto, realizamos um breve estudo bibliométrico de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Letras/Linguística, no Brasil, e, com base nestas produções, examinamos a mobilização dos princípios e das categorias da PTI no estudo do texto plurissemiótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Letras (área de Filologia e Linguística ortuguesa). Professor de Linguística.

Mateus Parducci Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrando em Estudos da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa.

Referências

BENTES, A. C., RAMOS, P. e ALVES FILHO, F. Enfrentando desafios no campo de estudos do texto. In: BENTES, A. C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e Análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 389-428.

CASTILHO, A. T. Apresentação. In: JUBRAN, C. C. A. S. e KOCH, Ingedore G. V. (orgs.) Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 7-25.

ECK, N. J. V. Methodological Advances in Bibliometric Mapping of Science. Rotterdam:Erasmos University, 2011.

JUBRAN, C. C. A. S. A Perspectiva textual-interativa. In: JUBRAN, C. C. A. S. e KOCH, Ingedore G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 27-36.

JUBRAN, C. C. A S. e KOCH, I. G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.

JUBRAN, C. C. A. S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado, vol. II. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992, p. 322-384.

LINS, M. da P. P. O tópico discursivo em sequências de tiras diárias de quadrinhos. 2004. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.

LINS, M. da P. P. O tópico discursivo em textos de quadrinhos. Vitória: EDUFES, 2008.

PINHEIRO, C. L. Estratégias textuais-interativas: a articulação tópica. Maceió: EDUFAL, 2005.

PINTO, P. G. Referenciação e humor em tiras da personagem Marly. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

RANGEL, S. A. S. Organização do tópico discursivo em Charges publicadas em A Gazeta no contexto da Campanha Eleitoral – 2006. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

RISSO, M. S.; OLIVEIRA E SILVA, G. M; URBANO, H. Traços definidores dos marcadores discursivos. In: JUBRAN, C. C. A S. e KOCH, I. G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 403-425.

SILVA, D. D. M. Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escrito em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas. 2011. Dissertação (Metrado em Letras e Linguística. Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

SILVA, D. D. M. A gênese da referenciação-tópica em processos de escritura de histórias em quadrinhos da turma da Mônica: criação textual de alunas recém-alfabetizadas. 2015. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

SOUZA JÚNIOR, R. C. Referenciação e humor em tiras do Gatão em meia-idade, de Miguel Paiva. 2012. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Pontífice Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

PINHEIRO, C. L. .; LIMA, M. P. S. de. Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 224–240, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8169971. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/913. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Artigos