Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8169971Resumo
A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) é uma abordagem teórica pensada, inicialmente, para explicar fenômenos do texto falado, depois para fenômenos do texto escrito e, mais recentemente, tem sido utilizada para fundamentar também estudos sobre o texto plurissemiótico (notadamente o texto que mobiliza elementos verbais e imagéticos). Este trabalho tem por objetivo refletir sobre esta última ampliação da PTI. Para tanto, realizamos um breve estudo bibliométrico de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Letras/Linguística, no Brasil, e, com base nestas produções, examinamos a mobilização dos princípios e das categorias da PTI no estudo do texto plurissemiótico.
Downloads
Referências
BENTES, A. C., RAMOS, P. e ALVES FILHO, F. Enfrentando desafios no campo de estudos do texto. In: BENTES, A. C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e Análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 389-428.
CASTILHO, A. T. Apresentação. In: JUBRAN, C. C. A. S. e KOCH, Ingedore G. V. (orgs.) Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 7-25.
ECK, N. J. V. Methodological Advances in Bibliometric Mapping of Science. Rotterdam:Erasmos University, 2011.
JUBRAN, C. C. A. S. A Perspectiva textual-interativa. In: JUBRAN, C. C. A. S. e KOCH, Ingedore G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 27-36.
JUBRAN, C. C. A S. e KOCH, I. G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.
JUBRAN, C. C. A. S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado, vol. II. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992, p. 322-384.
LINS, M. da P. P. O tópico discursivo em sequências de tiras diárias de quadrinhos. 2004. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro.
LINS, M. da P. P. O tópico discursivo em textos de quadrinhos. Vitória: EDUFES, 2008.
PINHEIRO, C. L. Estratégias textuais-interativas: a articulação tópica. Maceió: EDUFAL, 2005.
PINTO, P. G. Referenciação e humor em tiras da personagem Marly. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
RANGEL, S. A. S. Organização do tópico discursivo em Charges publicadas em A Gazeta no contexto da Campanha Eleitoral – 2006. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
RISSO, M. S.; OLIVEIRA E SILVA, G. M; URBANO, H. Traços definidores dos marcadores discursivos. In: JUBRAN, C. C. A S. e KOCH, I. G. V. (orgs.). Gramática do português falado culto falado no Brasil – a construção do texto falado. v. I. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p. 403-425.
SILVA, D. D. M. Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escrito em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas. 2011. Dissertação (Metrado em Letras e Linguística. Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
SILVA, D. D. M. A gênese da referenciação-tópica em processos de escritura de histórias em quadrinhos da turma da Mônica: criação textual de alunas recém-alfabetizadas. 2015. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
SOUZA JÚNIOR, R. C. Referenciação e humor em tiras do Gatão em meia-idade, de Miguel Paiva. 2012. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Pontífice Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.