Conceitos bakhtinianos na compreensão do texto literário: dialogismo e plurilinguismo como princípios de construção do sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/%20zenodo.8152628
Palavras-chave: Contos de fadas, Sentido, Bakhtin

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer ao leitor/professor dois conceitos bakhtinianos que podem contribuir na elaboração de atividades sobre a compreensão de textos literários, particularmente os chamados contos de fadas. Entendendo que a natureza da linguagem é social, Bakhtin revela que a construção e produção do sentido surge para sujeitos historicamente situados e envolvidos em relações discursivas. Assim, cada ato de fala é repleto de assimilações e reestruturações destas diversas vozes, ou seja, cada discurso é composto de vários discursos. Essas vozes dialogam dentro do discurso, não se tratando, apenas, de uma retomada. Esse diálogo é construído histórica e socialmente. A partir dele se dá a construção da consciência individual do falante. Só pensamos graças a um contato permanente com os pensamentos alheios, pensamentos estes expressos no enunciado. Dessa forma, a consciência individual é resultante de um diálogo interconsciências. Considerando-se esse aporte teórico, através de um estudo qualitativo, analisamos uma atividade, proposta pela TV5, sobre contos de fadas. Vimos que, quando o professor está atento à dialogia e ao plurilinguismo presente na interação atividade-professor-aluno, a compreensão literária pode ser mais prazerosa, rica e eficaz na sala de aula.

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Biografia do Autor

Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em
Letras (concentração em Linguística) pela UFPE. Atua na área de Línguas Estrangeiras e Estudos
Bakhtinianos.

Ricardo Rios Barreto Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Letras
(concentração em Linguística) pela UFPE. Atua na área de Linguística Aplicada e Linguagem e Interação
Social.

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

FERNANDES, O. P. P.; FILHO, R. R. B. Conceitos bakhtinianos na compreensão do texto literário: dialogismo e plurilinguismo como princípios de construção do sentido. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 97–109, 2022. DOI: 10.5281/ zenodo.8152628. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/880. Acesso em: 25 maio. 2024.

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