O elo lar-comunidade-escola nos programas de biletramento inglês-português nos Estados Unidos

Autores/as

  • Sílvia Ramos-Sollai Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palabras clave: Biletramento, Identidade bicultural, Famílias de diversidade linguística e cultural

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.441

O presente artigo apresenta um levantamento sobre a influênciado lar, da comunidade e da escolana manutenção da língua e cultura minoritárias em crianças matriculadas em programas de biletramento (que ensinam a ler e a escrever em duas ou mais línguas) enquanto residentes de comunidades de imigrantes nos Estados Unidos. Este artigo traz o pano histórico, adescrição dos programas dos tipos Two-Way Immersion e Transitional Bilingual Programdisponíveisno país atualmente, e a legislação estadual vigente de um sistema escolar relativamente descentralizado a fim de encontrar um elo entre o papel de cada um de seus participantes –a família, a comunidade e a escola – como uma fundamentação teórica formulada a partir da perspectiva sócio cultural. Um dos temas resultantes mais eminentes é a construção constante de uma identidade bicultural para suportar o biletramento, ou seja, a junção de práticas culturais e sociais em mais de uma língua por todos envolvidos para que a estrutura e o investimento bilíngue se sustente por médio a longo prazo. As implicações relacionadas ao crescimento de famílias de diversidade linguística e cultural no mundo também são discutidas.

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Biografía del autor/a

Sílvia Ramos-Sollai, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em English Education, Curriculum & Instruction no programa Foreign Language
Teaching (Florida State University), mestre em Letras (Universidade Presbiteriana
Mackenzie).

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

RAMOS-SOLLAI, S. . O elo lar-comunidade-escola nos programas de biletramento inglês-português nos Estados Unidos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 99–114, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1781. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas