Nicarágua à flor da pele: a sinestesia da violência de estado no conto “En Tiniebla”, de Lizandro Chávez Alfaro
Resumo
Esta pesquisa se propôs analisar a construção da personagem principal, Medardo, do conto “En tinieblas”, que faz parte do livro Los monos de San Telmo (1960), do autor nicaraguense Lizandro Chávez Alfaro. Pretende-se observar como a violência de Estado é representada através da articulação dos recursos literários como, por exemplo, a narrativa pendular, o uso de parênteses, o monólogo, o fluxo de consciência e a personificação, desenvolvidos e empregados pelas vanguardas do começo do século XX. A hipótese é que a animalização do homem submetido a situações de extrema violência se constrói, sobretudo, por meio de técnicas linguísticas específicas utilizadas pelas vanguardas de caráter sinestésico. No caso deste conto, trata-se da construção da animalização do homem como perseguido político e, em sua face contrária, da de um torturador de sua própria espécie. Não vendo a si mesmo nem aos outros, os anseios e as recordações do protagonista transparecem na (in)ação de esconder-se e percebe o mundo apenas pelo pensamento, que se funde com os sentidos primitivos, aproximando-o da animalidade.Downloads
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Publicado em
21 de outubro de 2023
Como Citar
OLIVEIRA, S. A. de .; FOGLIA, G. . Nicarágua à flor da pele: a sinestesia da violência de estado no conto “En Tiniebla”, de Lizandro Chávez Alfaro. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 132–147, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1764. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
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