HISTÓRIAS EM HAI-KAI: NARRADAS COM A PALAVRA, A PINTURA E O DESENHO

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11277295
Palabras clave: Histórias em hai-kai. Formação do leitor literário. Potência fabuladora.

Resumen

“Imagine-se no tapete mágico” é um dos versos de uma das histórias contadas em Histórias em hai-kai por Maria José Palo (texto literário) e Kris Palo (ilustração). A dupla de narradoras convida a criança-leitora a realizar o voo imaginário onde é possível sentar-se no tapete mágico e ouvir-ler-inventariar as muitas histórias. Nessa obra, a fórmula do haicai é revisitada: três versos, dezessete sílabas e uma história sem fim porque sua extensão está na dependência da imaginação do leitor e da sua permanência na página. O instante flagrado está na escrita como se fosse uma tomada cinematográfica e está na ilustração que coloca a palavra em movimento. A interface linguística/imagética/sonora revela-se nos procedimentos da escrita poética: nas elipses, na disposição visual dos versos, na carga imagética e sonora da palavra e, por último, na montagem da estrofe. O objetivo norteador do estudo é apresentar a contribuição do haicai para a formação do leitor literário e, para isso, o estudo compreende dois momentos: no primeiro, destacar os traços característicos da poética do haicai; no segundo, ressaltar a potência fabuladora da escrita e da ilustração em Histórias em hai-kai.

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Publicado

diciembre 20, 2023

Cómo citar

ALFELD, E. . HISTÓRIAS EM HAI-KAI: NARRADAS COM A PALAVRA, A PINTURA E O DESENHO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 143–158, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11277295. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1930. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê