LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Carla Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Clara dos Santos Maria Clara dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Formação docente. Leitura e escrita. Gêneros discursivos. Curso de Pedagogia.

Resumo

A formação docente envolve aspectos os mais diversos, tornando complexa a tarefa de problematizá-la. Reconhecendo essa complexidade, a presente pesquisa investiga práticas de leitura e de escrita de gêneros discursivos na formação docente no Curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN). A pesquisa se fundamenta em estudos de Bakhtin (2016), Volochínov (2013), Carlino (2017), Fiad (2011), Nóvoa (2017) e dialoga com estudos que discutem a leitura e a
escrita de gêneros discursivos na formação de professores, entre outros, Matencio (2006), Corrêa (2011), Andrade (2004; 2006), Carvalho (2004). Mobiliza uma abordagem quali-quantitativa e interpretativa dos dados. Utiliza um questionário on-line, que possibilitou fazer um mapeamento dos gêneros discursivos lidos e escritos no Curso de Pedagogia, além de evidenciar as finalidades das leituras e das produções escritas realizadas durante a formação. Os resultados apontam uma formação docente pautada na leitura e na escrita de gêneros discursivos da esfera acadêmica, mas não exclusivamente. Também revelam que predomina uma escrita direcionada à obtenção de uma nota avaliativa, configurando-se em um aspecto problemático da formação. Além disso, por parte do(a)s docentes em formação, há a percepção predominante de que as leituras contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias à profissão docente.

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Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; DANTAS, A. C. .; MARIA CLARA DOS SANTOS, M. C. dos S. LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 67–83, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4858. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê