A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS, METODOLOGIAS E REFLEXÕES
Resumo
Em nossas universidades, várias são as pesquisas, grupos de trabalho e eventos acadêmicos cujo escopo tem sido a formação de leitores. Nesse caso, as perspectivas de abordagem do assunto têm sido bastante diversificadas: o sujeito leitor e seus hábitos e preferências, a formação de professores, os espaços formais e informais de leitura, os materiais didáticos, os currículos e os métodos de ensino de leitura (DAVI, REZENDE e JOVER-FALLEIROS, 2013). De modo geral, os trabalhos e as reflexões têm se detido nas práticas e experiências de leitura realizadas no ensino fundamental e/ou no ensino médio. Entretanto, embora existentes, vemos que não têm a mesma visibilidade os estudos voltados para a reflexão acerca da formação de leitores no ensino superior, sobretudo nos cursos de licenciatura. Por isso, este dossiê objetiva fomentar o debate sobre a formação de leitores no ensino superior a fim de discutir até que ponto as licenciaturas, em especial os cursos de Letras e de Pedagogia, a partir de seus currículos e das disciplinas ofertadas, têm conseguido formar professores-leitores, os quais, por sua vez, possam atuar como mediadores na formação de leitores no ensino fundamental e médio.
Downloads
Referências
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de Literatura na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROUXEL, Annie, et ali (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Edição
Seção
Licença
© 2025 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.