A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR

PRÁTICAS, METODOLOGIAS E REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave: Formação de leitores, Ensino superior, Práticas de leitura

Resumo

Em nossas universidades, várias são as pesquisas, grupos de trabalho e eventos acadêmicos cujo escopo tem sido a formação de leitores. Nesse caso, as perspectivas de abordagem do assunto têm sido bastante diversificadas: o sujeito leitor e seus hábitos e preferências, a formação de professores, os espaços formais e informais de leitura, os materiais didáticos, os currículos e os métodos de ensino de leitura (DAVI, REZENDE e JOVER-FALLEIROS, 2013). De modo geral, os trabalhos e as reflexões têm se detido nas práticas e experiências de leitura realizadas no ensino fundamental e/ou no ensino médio. Entretanto, embora existentes, vemos que não têm a mesma visibilidade os estudos voltados para a reflexão acerca da formação de leitores no ensino superior, sobretudo nos cursos de licenciatura. Por isso, este dossiê objetiva fomentar o debate sobre a formação de leitores no ensino superior a fim de discutir até que ponto as licenciaturas, em especial os cursos de Letras e de Pedagogia, a partir de seus currículos e das disciplinas ofertadas, têm conseguido formar professores-leitores, os quais, por sua vez, possam atuar como mediadores na formação de leitores no ensino fundamental e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de Literatura na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROUXEL, Annie, et ali (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

SILVA, M. M. da; FERNANDES, C. E. A. .; VIEIRA, P. de A. . A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS, METODOLOGIAS E REFLEXÕES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 06–09, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6214. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Apresentação