CLUBE DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES- LEITORES:
SABERES PARTILHADOS PARA MEDIAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Resumo
A leitura literária é parte integrante do processo formativo do licenciando em Letras, razão pela qual, ao nos deparamos com o comprometimento da formação de professor-leitor, é necessário buscar respostas para problematizações acerca das práticas pedagógicas. Neste sentido, o presente artigo apresenta como objetivo geral ampliar o desenvolvimento de práticas leitoras de licenciandos em Letras, de modo a prepará-los para a mediação de textos literários voltados ao público do ensino fundamental e médio. De forma mais diretiva, estabelecemos como objetivos específicos compreender a educação literária como necessária ao favorecimento da complexa formação do sujeito – cultural, social, histórica, econômica – e desenvolver experiência leitora para subsidiar a formação de professores por meio de abordagens metodológicas próprias do texto literário, bem como dos aspectos indispensáveis ao funcionamento de um clube virtual de leitura literária. Metodologicamente, o estudo tem caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, embasado sobretudo em Freire (2011,
1987), Candido (2011), Chartier (2001, 1999), Rouxel (2013) e Dalvi (2021, 2018). Os resultados reforçam a importância da articulação entre ensino e pesquisa, entre saberes teórico-práticos para atuação no campo da formação do aluno leitor – graduando de Letras – e no do mediador de leitura
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