A FORMAÇÃO DO LEITOR EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES

A LEITURA LITERÁRIA SEDIMENTANDO A PRÁTICA INTEGRADORA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA

Autores

  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Clebianne Vieira de Araújo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Ensino de literatura. Formação de Leitores.

Resumo

Este artigo discorre sobre a formação do leitor e o ensino de literatura na educação profissional técnica integrada ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba - campus João Pessoa, com foco mais específico na averiguação de ocorrência de práticas integradoras de leitura que contemplem o perfil do egresso. Por meio da abordagem qualitativa e de natureza descritivo-exploratória, buscou-se identificar, a partir de documentos norteadores, como diretrizes curriculares, planos de desenvolvimento institucional e pedagógicos dos cursos, a perspectiva instrucional sobre a formação integral subjacente à modalidade. Para tanto, o estudo foi fundamentado nos pressupostos teóricos defendidos, sobretudo, por Freire (2011), Saviani (2007; 2008), Candido (2011) Todorov (2009), Jouve (2002) e Leahy-Dios (2004). A pesquisa possibilitou uma reflexão acerca dos direcionamentos do processo de formação capazes de conduzir o leitor do texto literário ao exercício de seu papel de sujeito constituído de especificidades em suas múltiplas dimensões histórica, política e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

ASSUMÇÃO, J. Leitura cultural, crítica ou utilitária. In: AMORIM, G. (org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-Livro, 2008, p. 83-94.

BAKHTIN, M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 abr. 1997.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 15 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 15, de 1 de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Enem - Documento Básico. Brasília, DF: MEC/INEP, 1999a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 1999b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 29 de dezembro de 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, Diário Oficial da União em 30 de nov. de 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun 2014, Ed. Extra.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 502, de 09 de maio de 2012. Altera a Portaria nº 1.407, de 14 de dezembro de 2010, para ampliar composição do Fórum Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio. 2012. Seção 1, p. 23.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Plano Pedagógico de Curso - Técnico em Informática. Brasília: MEC/IFPB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Plano de Ensino do Curso - Técnico em Eletrotécnica. Brasília: MEC/IFPB, [n.d].

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Plano de Desenvolvimento Institucional. Brasília: MEC/IFPB, out. 2015.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

CAVALCANTE, C. G.; SANTOS, J. L. S. Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor? Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. v. 14, n. 3. p. 156-175, 2019.

COMPAGNON, A. O demônio da Teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice. P. B. Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFCG, 1999.

COSTIN, C. Os jovens, a crise e o trabalho. In: Folha de São Paulo [Online], 2020.

DUARTE, C. R.; FORMIGA, G. M.; ALVES, M. O. Pesquisa em literatura e interdisciplinaridade: um relato de experiência na formação docente EaD. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. v. 11, n. 19, jan. 2019.

DUARTE, C. R.; FORMIGA, G. M.; INÁCIO, F. A. A quantas anda o leitor professor em formação? In: ALCÁNTARA, M., MONTERO, M. G. y LÓPEZ, F. S. (Coords.) Lingüística y Literatura - Memoria del 56º Congresso Internacional de Americanistas, Salamanca-Espanha, Ediciones Universidad de Salamanca, 2018

DUARTE, R. Adorno/Horkheimer & A dialética do esclarecimento. RJ: Jorge Zahar, 2002.

EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. Trad. W. Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FAILLA, Z. Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Z (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante/Instituto Pró-Livro, 2016, p. 19-42.

FARIAS, F.R. O leitor e a leitura revelados pela Retratos da leitura no Brasil: uma análise à luz da teoria da semicultura. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, UFMG-Belo Horizonte, 2018.

FORMIGA, G. M.; DUARTE, C. R. Ensino de Literatura e formação docente e de leitores. Temas em Educação, v. 27, p. 173-189, 2018.

FORMIGA, G. M.; INÁCIO, F. A; BARBOSA, S. F. P. Literatura, Escola e Formação literária: entre práticas e descaminhos. In: Revista Principia, n. 28, p. 169-177, 2015.

FORMIGA, G. M.; INÁCIO, F. A.; Literatura no ensino médio: reflexões e proposta metodológica. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 22, p. 179-197, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, 2003.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GOMES, S. S. Avaliação das capacidades de leitura. Educar em Revista, [S.l.], v. 33, n. 63, p. 221-236, fev. 2017.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. [Online]. Brasília: Inep, 2019.

JOUVE, V. A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

LEAHY-DIOS, C. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NERI, M. C. (Coord.) Juventude e Trabalho: Qual foi o Impacto da Crise na Renda dos Jovens? E nos Nem-Nem?. Rio de Janeiro: FGV Social.

.

ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, 2013.

SANTOS, M. G. C. A categoria de formação omnilateral em Marx e o trabalho enquanto princípio educativo, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. Volume 12, n.34, jan./abr. 2007.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: Revista Brasileira de Educação. v. 15. n. 45. p. 422-590 set./dez. 2010.

SOARES, M. Leitura e democracia cultural. In PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (Orgs.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas, Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008, p. 17-34.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. C. O. Souza. São Paulo: Editora 34, 2009. 2ª Reimp., 2013.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

FORMIGA, G. M. .; CAVALCANTI, M. da C. M. .; ARAÚJO, C. V. de . A FORMAÇÃO DO LEITOR EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: A LEITURA LITERÁRIA SEDIMENTANDO A PRÁTICA INTEGRADORA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 273–290, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3432. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê