A FORMAÇÃO DO LEITOR EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES

A LEITURA LITERÁRIA SEDIMENTANDO A PRÁTICA INTEGRADORA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA

Autores

  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Clebianne Vieira de Araújo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Ensino de literatura. Formação de Leitores.

Resumo

Este artigo discorre sobre a formação do leitor e o ensino de literatura na educação profissional técnica integrada ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba - campus João Pessoa, com foco mais específico na averiguação de ocorrência de práticas integradoras de leitura que contemplem o perfil do egresso. Por meio da abordagem qualitativa e de natureza descritivo-exploratória, buscou-se identificar, a partir de documentos norteadores, como diretrizes curriculares, planos de desenvolvimento institucional e pedagógicos dos cursos, a perspectiva instrucional sobre a formação integral subjacente à modalidade. Para tanto, o estudo foi fundamentado nos pressupostos teóricos defendidos, sobretudo, por Freire (2011), Saviani (2007; 2008), Candido (2011) Todorov (2009), Jouve (2002) e Leahy-Dios (2004). A pesquisa possibilitou uma reflexão acerca dos direcionamentos do processo de formação capazes de conduzir o leitor do texto literário ao exercício de seu papel de sujeito constituído de especificidades em suas múltiplas dimensões histórica, política e cultural.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

FORMIGA, G. M. .; CAVALCANTI, M. da C. M. .; ARAÚJO, C. V. de . A FORMAÇÃO DO LEITOR EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: A LEITURA LITERÁRIA SEDIMENTANDO A PRÁTICA INTEGRADORA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 273–290, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3432. Acesso em: 14 nov. 2024.

Seção

Dossiê