LEITURA LITERÁRIA ASSOCIADA AO ENSINO TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERTÃO/RS:

QUEBRANDO PARADIGMAS CURRICULARES

Autores

  • Maire Josiane Fontana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Palavras-chave: Escola. Formação do leitor. Leitura literária.

Resumo

Esta pesquisa consiste em uma análise da dimensão da realização de práticas leitoras literárias com obras contemporâneas, atreladas a leituras curriculares, na formação de alunos de uma turma de segundo ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sertão/RS, visto que o currículo escolar dos estudantes envolvidos prioriza leituras técnicas em detrimento de outras, como as literárias. Trata-se de uma pesquisa-ação envolvendo ações de leitura, visando uma formação leitora em múltiplas linguagens. As práticas desenvolvidas foram realizadas no período de um ano e pensadas com base em temáticas e obras que nortearam sua organização, promovendo leituras literárias e, ainda, produções escritas. Este estudo tem como base teórica os pressupostos de Michèle Petit sobre a importância da leitura e o papel do mediador na formação de leitores e de Judith Langer e Regina Zilberman sobre a literatura na escola e a experiência literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LANGER, Judith A.. Pensamento e experiência literários: compreendendo o ensino de literatura. Tradução: Luciana Lhullier da Rosa, Maria Lúcia Bandeira Vargas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2013.

______. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

RÖSING, T. M. K. Esse Brasil que não lê. In: Zoara Failla. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Pró-Livro, 2012, p. 92-106.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18a edição. São Paulo: Cortez, 2011.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, dez. 2009.

______. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Editora Senac, 2001.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

FONTANA, M. J. . LEITURA LITERÁRIA ASSOCIADA AO ENSINO TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERTÃO/RS:: QUEBRANDO PARADIGMAS CURRICULARES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 61–80, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4578. Acesso em: 4 jan. 2025.

Seção

Dossiê