CONHECIMENTOS SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONCURSOS PÚBLICOS DE NÍVEL MÉDIO
Resumo
O presente trabalho resultou de pesquisa que tinha em vista investigar os conhecimentos sobre língua portuguesa requeridos em concursos para cargos públicos na região Nordeste. A pesquisa, da qual se originou o recorte apresentado neste artigo, teve como foco as áreas de Segurança e de Saúde e os cargos de policial e de assistente técnico, respectivamente, tendo como objetos de análise o edital e as questões da prova escrita de Língua Portuguesa de seis concursos públicos, realizados no ano de 2018, em cinco Estados da Região Nordeste do Brasil. Neste artigo, apresentamos resultados desse recorte, tendo em vista responder à seguinte questão: que conhecimentos sobre língua são requeridos pelos concursos por meio dos editais e das provas e sob que abordagem teórica? Com apoio teórico dos estudos filosóficos sobre construção de conhecimento e conteúdo escolar, os resultados de análise demonstraram que os conhecimentos avaliados na prova de Língua Portuguesa em concursos públicos de nível médio na área de Segurança e Saúde dizem respeito aos eixos de Análise Linguística e Gramática, Linguística e Textualidade, Leitura, evidenciando uma aproximação cognitiva do ponto de vista do objeto de conhecimento requerido pela avaliação, entre a Tradição Gramatical e a Linguística Descritiva.
Downloads
Referências
AZEREDO, J. C. Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2013.
BORGES da SILVA, S. B. A seleção do professor de português e suas relações com o ensino de escrita. Linguagem em (Dis)curso. V. 8, n. 2, 2008, p. 229-263.
CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto. 2010.
DESCARDECI, M. A. A. de S. O concurso público: um evento de letramento em exame. Dissertação (mestrado). Campinas, SP.: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 1992.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender. Os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
LINS, B. M. L. Saberes docentes em provas de concursos para professor de língua portuguesa. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Recife: Universidade Federal do Pernambuco, 2011.
MARCHUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1° ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.