EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS E TRANSLINGUAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14053080
Palavras-chave: Translinguagem., Educação linguística com crianças., Análise de material didático.

Resumo

Apesar de não obrigatório, o ensino de inglês para os anos iniciais do ensino fundamental é uma realidade em muitos municípios brasileiros e é necessário conhecer como este ensino tem sido direcionado nos mais diversos contextos.   Partindo de uma discussão sobre o conceito de translinguagem, este trabalho analisa dois materiais didáticos diferentes para alunos de 6 anos, a fim de perceber se as atividades propostas estimulam o translinguar das crianças. Propositalmente escolhidos, esses materiais são de natureza e finalidade diferentes: um é utilizado no 1º ano do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e, o outro, é usado por uma tradicional rede de cursos de inglês. As atividades de ambas as obras foram submetidas à Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e os resultados revelam que, apesar de a maioria das atividades dos dois livros serem controladas, o material da rede municipal de ensino está mais comprometido com a educação linguística das crianças.

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Publicado em

7 de novembro de 2024

Como Citar

MENEZES, D. de A. . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS E TRANSLINGUAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 2, p. 178–194, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14053080. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3200. Acesso em: 18 dez. 2024.

Seção

Dossiê