EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS E TRANSLINGUAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CRIANÇAS DE 6 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14053080Resumen
Apesar de não obrigatório, o ensino de inglês para os anos iniciais do ensino fundamental é uma realidade em muitos municípios brasileiros e é necessário conhecer como este ensino tem sido direcionado nos mais diversos contextos. Partindo de uma discussão sobre o conceito de translinguagem, este trabalho analisa dois materiais didáticos diferentes para alunos de 6 anos, a fim de perceber se as atividades propostas estimulam o translinguar das crianças. Propositalmente escolhidos, esses materiais são de natureza e finalidade diferentes: um é utilizado no 1º ano do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e, o outro, é usado por uma tradicional rede de cursos de inglês. As atividades de ambas as obras foram submetidas à Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e os resultados revelam que, apesar de a maioria das atividades dos dois livros serem controladas, o material da rede municipal de ensino está mais comprometido com a educação linguística das crianças.
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