COLABORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.7175Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Educação linguísticaResumo
É inegável que as tecnologias digitais têm provocado transformações nas relações humanas, no tribal e, consequentemente, no âmbito educacional, tanto nos aspectos relativos aos processos de formação inicial, quanto nas práticas cotidianas de sala de aula. O período pandêmico, causado pela disseminação do coronavírus SARS-CoV-2o, gerou um cenário que exigiu, e ainda exige, dos professores reflexão contínua sobre suas práticas ante a utilização de recursos, ou ante a ausência deles, em contextos antes não imaginados. Com a necessidade de isolamento físico, o caminho de urgência para a sequência das aulas nos dois primeiros anos do surto de covid-19 foi o desenvolvimento do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O período de 2020 a 2022 escancarou inúmeros problemas como as desigualdades no acesso aos recursos tecnológicos e, consequentemente, a falta de conhecimento no uso deles. Segundo Ribeiro (2021, p. 3), em estudo publicado durante o período pandêmico, “O que temos feito, em termos de “ensino remoto” ou atividades não-presenciais pode ser identificado à gambiarra, na medida em que fomos nos ajustando às pressas, improvisadamente, com os poucos recursos de que dispúnhamos [...]”. Tendo como foco a educação linguística, o presente dossiê apresenta resultados de investigações, efetivadas por pesquisadores e pesquisadoras de diversas partes do Brasil, que tratam de problematizações teóricas e de reflexões sobre práticas educativas mediadas pela utilização da tecnologia, tanto em nível universitário, na educação básica, quanto em contextos extra-curriculares, por exemplo, em programas extensionistas.
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Referências
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