CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Mateus Miranda University of Limerick/Irlanda
  • Flávia Colen Meniconi Programa Pós-Graduação em Linguística e Literatura Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-5182-258X
  • Shirlene Bemfica de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais |Campus Ouro Preto
Palavras-chave: Linguistica aplicada, Ensino de línguas

Resumo

Vivemos em uma sociedade marcada por práticas de racismo, machismo, sexismo, homofobia, xenofobia e outras diversas formas de violência física e simbólica. Nesse triste cenário, defendemos que a educação linguística não deveria cruzar os braços e ignorar o seu importante papel na formação humana transformadora, já que trabalhamos com algo essencial para a construção e difusão de saberes, conhecimentos e conteúdos: a linguagem mediada pelo diálogo e pela palavra . Nosso objetivo maior se centrou em, não apenas difundir os estudos da LA dentro de uma proposta mais crítica, mas, acima de tudo, torná-la também instrumento de luta, poder e transformação social, uma vez que acreditamos que o ensino e as pesquisas sobre o ensino de línguas podem/devem se debruçar em questões que envolvem discussões sobre “raça, sexualidade, gênero, educação, imigração”, provocando “algum tipo de desestabilização em solos epistêmicos inertes” (SZUNDY; FABRÍCIO, 2019, p. 73) Nesse contexto, é com grande alegria e esperança que apresentamos à comunidade acadêmica o dossiê “Contribuições da Linguística Aplicada para o ensino de línguas na contemporaneidade”. A edição compõe-se de oito artigos que mapeiam a produção científica em Linguística Aplicada.

Downloads

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1979.

JANKS, H. “Panorama sobre letramento crítico”. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (org.) Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes Editores. 2016.

MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SZUNDY, P. T. C.; FABRICIO, B. F. “Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, dissipando brumas e projetando desafios”. In: SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V. (org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes Editores, 2019.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2022

Como Citar

MIRANDA, M.; MENICONI, F. C. .; OLIVEIRA, S. B. de . CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 3, p. 05–08, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6430. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

    

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.