O QUE TEM DE CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS E QUAL É A TAREFA DA PEDAGOGIA CRÍTICA?

A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS EM UM PROJETO DE MONITORIA DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA TRANSLINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14053063
Palavras-chave: Ensino de Línguas Baseado em Tarefas., Pedagogia Crítica, Monitoria, Translinguagem, Atividades Didáticas.

Resumo

Neste trabalho discutimos que, embora pareçam distantes tanto teórica quanto metodologicamente, a Pedagogia Crítica (PC) e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) se interseccionam e podem contribuir para uma educação linguística socialmente engajada. A partir dessa imbricação, propomos tensionar os princípios que ora afastam, ora aproximam tais abordagens, a partir de uma cena de sala de aula de língua inglesa de um projeto de monitoria desenvolvido em uma universidade do interior da Bahia. Exemplos de atividades didáticas com foco na discussão identitária serão trazidas a fim de não só ilustrar a relação entre ambas as perspectivas, mas também investigar, a partir do conceito da translinguagem, o impacto de se considerar todo o repertório linguístico dos alunos em sala de aula. Neste texto, por fim, debatemos o papel da PC e da ELBT no desenvolvimento de atividades mais sensíveis à diferença linguística e identitária e como elas se configuram uma alternativa a práticas que desvalorizam o potencial dos recursos semióticos nos quais os alunos se embasam para construir sentido em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Línguas Baseado em Tarefas. Pedagogia Crítica. Translinguagem. Atividades didáticas. Monitoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Dias Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando em Letras - Libras/Língua Estrangeira pelo Centro de Formação de Professores (CFP), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB). Atuou como voluntário na no Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Atuou como voluntário no Projeto Agente Populares de Saúde (PAPS), na UFRB. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Afirmação: Acesso a Permanência de Jovens de Comunidades Negras Rurais no Ensino Superior.

Diogo Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente de Língua Inglesa e Estágio de Língua Inglesa no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É doutor e mestre em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (PPGLINC/UFBA). É licenciado em Letras/Inglês pela mesma universidade. Tem trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área da Linguística Aplicada e Sociolinguística Crítica e possui interesse, sobretudo, em temas como: Formação de professores para o ensino de línguas, perspectiva translíngue na pesquisa e no ensino de línguas, negociação de posições identitárias em mídias sociais e Interculturalidade no ensino e no desenvolvimento de materiais didáticos de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e é membro do grupo de pesquisa "DECOLIDE: Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação" (UFBA), sob orientação da professora Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.

Referências

AARÃO, S. A. Sentidos e significados no sistema de atividade monitoria. 2010. 213f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.

ÁLVAREZ, I.; PÉREZ-CAVANA, M. L. Multilingual and multicultural task-based learning scenarios: a pilot study from the MAGGIC project. Language Learning in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 59–82, 2015.

BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, p. 63-82. 2005.

BARBIRATO, R. C.; CARANDINA, M. P. Elaboração de tarefas comunicativas por professores em formação inicial: concretizando princípios, criando sentidos. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 139-166, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 fev. 2024.

BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Identity and interaction: a sociocultural linguistic approach. Discourse Studies, v. 7, n. 4-5, p. 585–614, 2005.

BUI, G.; TAI, K. W. H. Revisiting functional adequacy and task-based language teaching in the GBA: insights from tranlanguaging. Asian J. Second. Foreign. Lang. Edu, v. 40, n. 7, p. 1-14, 2022.

COOK, V. Second Language Learning and Language Teaching. 5 ed. New York: Routledge, 2016.

CROOKES, G. V.; ZIEGLER, N. Critical Language Pedagogy and Task-Based Language Teaching: Reciprocal Relationship and Mutual Benefit. Education Sciences, v. 11, n. 6, p. 1-19, 2021.

ELLIS, R. Task-Based Language Learning and Teaching. Oxford: Oxford University Press. 2003.

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring Language Pedagogy through Second Language Acquisition Research. 1 ed. New York: Routledge, 2013.

ELLIS, R.; SKEHAN, P.; LI, S.; SHINTANI, N.; LAMBERT, C. Task-based language teaching: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

FARIAS, P. F.; SILVA, L. Doing Critical Language Teaching through Tasks: Insights from the Brazilian Context. Education Sciences, v. 11, n. 5, p. 1-23, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GARCÍA, O.; KELIFGEN, J. A.; FALCHI, L. From English language learners to emergent bilinguals. Equity matters: Research Review, n. 1, 2008.

GARCÍA, O.; LI, W. Translanguaging: language, bilingualism, and education. Palgrave Macmillan, 2014.

GIROUX, H. Theory and resistance in education. South Hadley MA: Bergin and Garvey, 1983.

hooks, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

JORDÃO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítica – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadão: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 69-90.

KRASHEN, S. D. Principles and practice in Second Language Acquisition. Oxford, 1982.

LEFFA, V. J.; IRALA, V. O ensino de outras línguas na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. (Org.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.

LI, W. Moment analysis and translanguaging: discursive construction of identities by multilingual Chinese youth in Britain. Journal of Pragmatics, v. 43, p. 1222-1235, 2011.

LONG, M. H., The role of the linguistic environment in second language acquisition. In W. C. RITCHIE, T. K. BHATIA (Org.), Handbook of second language acquisition. New York: Academic, 1996. Vol. 2: Second language acquisition, p. 413-468.

ROCHA, C. H.; MEGALE, A. H. Translinguagem e seus atravessamentos: da história, dos entendimentos e das possibilidades para decolonizar a educação linguística contemporânea. D.E.L.T.A., v. 38, n. 2, p. 1-30, 2023.

MAZAK, C. M. Introduction: theorizing translanguaging practices in higher education. In: MAZAK, C. M.; CARROLL, K. S. (Org.). Translanguaging in higher education: beyond monolingual ideologies. Multilingual Matters, 2019, p. 1-10.

MENDES, E. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: SCHEYERL, D. C. M.; SIQUEIRA, S. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 355-378.

MONITORIA. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/cfp/monitoria. Acesso em 10 fev. 2024.

NUNAN, D. Task-Based Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

PASSOS, T. B. Branquitude normativa no livro didático de inglês: perpetuação do racismo e manutenção de privilégios. 2021. 175f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2021.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics and language education. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Org.). Encyclopedia of Language and Education. Springer, 2008, p. 169-181.

PESSOA, R. R.; DA SILVA, K. A; DE FREITAS, C. C. Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica In: PESSOA, R. R.; DA SILVA, K. A.; DE FREITAS, C. C. (Org.). Praxiologias do Brasil Central Floradas de educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 15-24.

POZA, L. Translanguaging: definitions, implications, and further needs in burgeoning inquiry. Berkeley Review of Education, v. 6, n. 2, p. 101-128, 2017.

QUAST, K. Língua materna e aprendizagem de língua estrangeira: interferência negativa ou recurso mediacional? Caminhos em Linguística Aplicada, v. 23, n. 2, p. 195-229, 2020.

SANTOS, J. Black matters matter: teaching English by teaching about race. Salvador: EDUFBA, 2022.

SIQUEIRA, S. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Estudos Linguísticos e Literários, n. 52, p. 231-256. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15557. Acesso em: 19 abr. 2024.

SEALS, C. A.; NEWTON, J.; ASH, M.; NGUYEN, B. T. T. Translanguaging and task based language teaching: crossovers and challenges. In: TIAN, Z.; AGHAI, L.; SAYER, P; SCHISSEL, J. L. (Org.). Envisioning TESOL through a translanguaging lens: global perspectives. Springer, 2020, p. 275-292.

SKEHAN, P. Second Language Acquisition Research and Task Based Instruction. In J. WILLIS, D. WILLIS (Org.), Challenge and Change in Language Teaching. Oxford: Heinemann, 1996, p. 17-30.

WELP, A.; GARCÍA, O. A pedagogia translíngue e a elaboração de tarefas na formação integral do educando brasileiro. Ilha do Desterro, v. 75, n. 1, p. 47-64, 2022.

WILLIS, J.; WILLIS, D. Challenge and change in language teaching. Heinemann, Oxford, 1996.

Downloads

Publicado em

7 de novembro de 2024

Como Citar

OLIVEIRA, G.; ESPÍRITO SANTO, D. O QUE TEM DE CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS E QUAL É A TAREFA DA PEDAGOGIA CRÍTICA? : A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS EM UM PROJETO DE MONITORIA DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA TRANSLINGUAGEM. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 2, p. 158–177, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14053063. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2368. Acesso em: 14 nov. 2024.

Seção

Dossiê