PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ARGUMENTAÇÃO ACADÊMICO:

UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037753
Palavras-chave: Língua espanhola., Produção Textual, Letramento Acadêmico, Argumentação

Resumo

A presente pesquisa, com foco nas práticas de letramento acadêmico, tem o objetivo de analisar a escrita argumentativa de alunos do 1º período do curso de Letras/Espanhol EAD da Universidade Federal de Alagoas. O estudo em tela teve como base a produção escrita do gênero textual resenha crítica nas aulas da disciplina Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa. A construção teórica deste estudo está pautada na perspectiva social de letramento, mais precisamente nos pressupostos da perspectiva sociocultural dos estudos do Letramento (Kleiman, 1995; Street, 1995; 2010) e do letramento crítico (Monte Mor, 2013; Janks, 2014; Moreira Júnior, 2016), bem como nos estudos retóricos e argumentativos (Reboul, 1998; Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005, Meniconi, 2017). No tocante ao percurso metodológico, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa que, por sua vez, direcionou tanto o processo de geração de dados, quanto a análise das resenhas produzidas pelos alunos de língua espanhola. Como resultados investigativos, compreendemos que este estudo trouxe à baila da discussão reflexões significativas sobre o processo argumentativo em produções escritas do gênero resenha, apontando, ainda, adversidades na construção de estratégias retóricas e dificuldades no uso dos elementos coesivos em movimentos retóricos nas produções textuais analisadas.

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Biografia do Autor

Aleph Danillo da Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduaçaõ em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAL.

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Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

FEITOSA, A. D. da S.; MENICONI, F. C.; GOMES, Y. L. S. PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ARGUMENTAÇÃO ACADÊMICO: : UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – EAD. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 150–164, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037753. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3103. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo