PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ARGUMENTAÇÃO ACADÊMICO:

UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – EAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037753
Palabras clave: Língua espanhola., Produção Textual, Letramento Acadêmico, Argumentação

Resumen

A presente pesquisa, com foco nas práticas de letramento acadêmico, tem o objetivo de analisar a escrita argumentativa de alunos do 1º período do curso de Letras/Espanhol EAD da Universidade Federal de Alagoas. O estudo em tela teve como base a produção escrita do gênero textual resenha crítica nas aulas da disciplina Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa. A construção teórica deste estudo está pautada na perspectiva social de letramento, mais precisamente nos pressupostos da perspectiva sociocultural dos estudos do Letramento (Kleiman, 1995; Street, 1995; 2010) e do letramento crítico (Monte Mor, 2013; Janks, 2014; Moreira Júnior, 2016), bem como nos estudos retóricos e argumentativos (Reboul, 1998; Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005, Meniconi, 2017). No tocante ao percurso metodológico, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa que, por sua vez, direcionou tanto o processo de geração de dados, quanto a análise das resenhas produzidas pelos alunos de língua espanhola. Como resultados investigativos, compreendemos que este estudo trouxe à baila da discussão reflexões significativas sobre o processo argumentativo em produções escritas do gênero resenha, apontando, ainda, adversidades na construção de estratégias retóricas e dificuldades no uso dos elementos coesivos em movimentos retóricos nas produções textuais analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aleph Danillo da Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduaçaõ em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAL.

Citas

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê

Editorial, 2004.

ANTUNES, A. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martin Fontes, 2000, p. 278-326.

BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem:

problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec,

BRYDON, D. Local Needs, Global Contexts: Learning New Literacies. In: MACIEL, R.

F. e ARAÚJO, V. A. (Orgs). Formação de professores de línguas: ampliando

perspectivas. Jundiaí, Paco Editora. p.105, 2011.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

FABRINO, A. M. J. O lugar dos lugares: a escrita argumentativa na

universidade. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de

Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

FEITOSA, D. S.; MENICONI, F. C.; IFA, S. A argumentação em produções textuais de alunos de língua espanhola de um projeto de extensão universitária. Revista Leitura, n. 64, p. 106-119, 2020.

FERNÁNDEZ, G. E. et al. Gêneros textuais e produção escrita: teoria e prática nas aulas de espanhol como língua estrangeira. São Paulo: IBEP, 2012.

FRANÇA, L. P. Silva. Resenha crítica: leitura e desenvolvimento da argumentação no 9º ano do ensino fundamental. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Linguística e Ensino – MPLE, da Universidade Federal da Paraíba, UFPB/CCHLA. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26690/1/LucineidePiresDaSilvaFran%c3%a7a_Dissert.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1967.

JANKS, H. Doing critical literacies: texts and activities for students and teachers. Nova York: Routledge, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/8148/6495

KLEIMAN, A. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas- SP: Mercado de letras, 1995.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. "Escrever e argumentar" Editora: Contexto, 2016.

LOPES, I. A. Cenas de letramentos sociais. 2004. 212f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Linguística) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENICONI, F. C. O ensino da produção escrita para alunos iniciantes no

aprendizado de língua espanhola: uma pesquisa ação no curso de letras. Tese

(Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

MENICONI, F. C. Escrita em língua espanhola: é possível produzir textos nas

fases iniciais do ensino-aprendizagem de um novo idioma? Maceió: Edufal, 2017.

MENICONI, F. C.; SILVA, A. R. M. Formação crítico-decolonial e o desenvolvimento da escrita argumentativa de estudantes de língua espanhola do Projeto Casa de Cultura no Campus. In: Santos, Maria Francisca Oliveira; Ferreira, Luiz Antonio; Silveira, Maria

Inez Matoso (orgs.). A práxis da linguagem em movimento: perspectivas textual-retórico-argumentativas. 1. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2023, p. 232-252.

MEYER, M. A retórica. São Paulo: Ática, 2007.

MILLER, C. R.; DIONISIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. (Org.). Gênero textual, agência e

tecnologia. São Paulo: Parábola, 2012.

MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: HILSDORF ROCHA, C.; MACIEL, R. G. (Org). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 31 – 50, 2013.

MOREIRA JÚNIOR, R. S. Português como língua adicional e letramento crítico:

ensino-aprendizagem com participantes falantes de outras línguas na

Universidade Federal de Alagoas. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística)

– Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

MOTTA, A. P. F. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua

inglesa sob a perspectiva docente. Londrina, 2008. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379-4.pdf. Acesso em:

JUL. 2024.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PENNYCOOK, A. Linguística aplicada pós-ocidental. In: CORACINI, M. J. (Orgs.) O

desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula.

Campinas: Mercado de Letras, p. 21-51, 2003.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: A nova

retórica. 2. Ed. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo:

Martins Fontes, 2005.

RAUEN, A. R. F. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. São Paulo 2010. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf Acesso em: 05

mai. 2019.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOARES, M. Técnica de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1989.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STREET, B. V. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Londres, v. 5, n. 2, mai., 2003.

STREET, B. ‘Academic Literacies approaches to Genre’? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.

STREET, B. V. Políticas e Práticas de Letramento na Inglaterra: uma Perspectiva de Letramentos Sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013.

STREET, B. V. Social Literacies: critical approaches to literacy in devenlopment, ethnography and education. London: Longman, 1995.

Publicado

noviembre 4, 2024

Cómo citar

FEITOSA, A. D. da S.; MENICONI, F. C.; GOMES, Y. L. S. PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ARGUMENTAÇÃO ACADÊMICO: : UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – EAD. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 150–164, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037753. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3103. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Fluxo contínuo