PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ARGUMENTAÇÃO ACADÊMICO:
UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – EAD
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14037753Abstract
A presente pesquisa, com foco nas práticas de letramento acadêmico, tem o objetivo de analisar a escrita argumentativa de alunos do 1º período do curso de Letras/Espanhol EAD da Universidade Federal de Alagoas. O estudo em tela teve como base a produção escrita do gênero textual resenha crítica nas aulas da disciplina Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa. A construção teórica deste estudo está pautada na perspectiva social de letramento, mais precisamente nos pressupostos da perspectiva sociocultural dos estudos do Letramento (Kleiman, 1995; Street, 1995; 2010) e do letramento crítico (Monte Mor, 2013; Janks, 2014; Moreira Júnior, 2016), bem como nos estudos retóricos e argumentativos (Reboul, 1998; Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005, Meniconi, 2017). No tocante ao percurso metodológico, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa que, por sua vez, direcionou tanto o processo de geração de dados, quanto a análise das resenhas produzidas pelos alunos de língua espanhola. Como resultados investigativos, compreendemos que este estudo trouxe à baila da discussão reflexões significativas sobre o processo argumentativo em produções escritas do gênero resenha, apontando, ainda, adversidades na construção de estratégias retóricas e dificuldades no uso dos elementos coesivos em movimentos retóricos nas produções textuais analisadas.
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