FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DA UFAL SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Karine Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Rosycléa Dantas Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Formação docente. Inclusão. Professores de línguas.

Resumo

A educação de pessoas com deficiência em escolas regulares tem impactado no processo de ensino- aprendizagem e, consequentemente, no trabalho e na formação docente. Neste contexto, e situados no campo da Linguística Aplicada indisciplinar  (MOITA LOPES, 2015), objetivamos investigar como as discussões sobre inclusão de pessoas com deficiência, no âmbito da disciplina Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas, contribuíram para o desenvolvimento profissional de professores/as em formação inicial de línguas da Universidade Federal de Alagoas. Procuramos suporte teórico-analítico nos estudos sobre formação de professores de línguas na perspectiva inclusiva (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019), nas pesquisas e nos documentos oficiais sobre educação e inclusão (BRASIL, 2008; SKLIAR, 2006). Os dados foram gerados por meio de entrevistas com três graduandos dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Português. A partir da análise qualitativa dos dados das entrevistas, concluímos que os colaboradores construíram saberes sobre a educação de pessoas com deficiência e, também, sentiram-se mais confiantes e abertos a experiências formativas futuras com esses alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÓN, N. G. B. A formação inicial de professores de língua espanhola da Universidade Estadual da Paraíba: uma perspectiva inclusiva? In.: MAIA, A. A. M.;

MEDRADO, B. P. (Orgs.). Síndrome de Down: vozes e dimensões da inclusão escolar. Campinas: Pontes Editores, 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2022.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2022.

BRASIL. Resolução no 2, de 1o de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015b. Disponível em:

. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Resolução no 1, de 2 de julho de 2019. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP no 2, de 1o de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação

pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2019. Disponível em:

. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Ofício Circular no 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Fornece orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília, DF, 24 fev. 2021. Disponível em:

<http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2022.

DANTAS, R. As metamorfoses da formação: experiência com alunos com deficiência e desenvolvimento profissional ético. 2019. 196. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2019.

DANTAS, R. Ensinar a alunos com deficiência visual: conflitos e desenvolvimento. 2014. 313f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

DANTAS, R. COSTA, D. S. Representações de uma aluna com deficiência visual sobre um coursebook de inglês adaptado para o braille. In: Silva, F. V. et al. (Orgs.). Teorias linguísticas em contextos de ensino: diversas abordagens, múltiplos objetos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018.

DIONÍSIO, A. P. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, v. 2, 2001. p. 69-100.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. In.: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, 1995, p, 20-29.

MANTOAN, M. T. E. Hospedar o aluno: dar acesso, permanência e participação. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 Out

MEDRADO. B. P.; CELANI, M. A. A. Situando questões de inclusão em uma cartografia da formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil. In: MEDRADO, B. P.; CELANI, M.

A. A. (Orgs.). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. São Paulo: Pontes, 2017.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2015.

NETO, J. M. F. Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

PATRON, L. O futuro anti-capacitista: curar preconceitos e celebrar diversidades. 2020. Disponível em: . Acesso

em: 14 Out 2021.

SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-34.

SKLIAR, C. Incluir as diferenças? Sobre um problema mal formulado e uma realidade insuportável. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v.1 n.1,

p.13-28.

UFAL. Orientações para docentes de estudantes com deficiência: núcleo de acessibilidade da UFAL. Maceió: NAC, 2020.

VENDRAMIN, C. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. In.: Simpósio Internacional: repensando mitos contemporâneos.2019. Disponível em:

<https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389>. Acesso em: 20 set 2022.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2022

Como Citar

SILVA, K. .; DANTAS, R. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DA UFAL SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 3, p. 100–114, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6333. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

Dossiê