DISCURSOS SOBRE A ESCRITA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS-ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037699
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso, Letras-Espanhol, Educação a Distância, Estado da Paraíba, Discursos sobre escrita

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar discursos sobre a escrita em Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Letras-Espanhol, na modalidade Educação a Distância, de duas Instituições de Ensino Superior públicas localizadas no estado da Paraíba. Teoricamente, fundamenta-se nas proposições de Ivanic (2004) quanto aos discursos sobre escrita e seus processos de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, inserido na Linguística Aplicada, realiza-se a partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, vislumbrando, especialmente, os objetivos, o perfil de egresso e o ementário definidos por tais propostas. A partir da análise, percebe-se que ambos os PPC estão entrelaçados a diferentes discursos sobre a escrita, em meio à complexidade e heterogeneidade das formações pretendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e mestrado em Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco (UPE). É Professor Assistente e Vice-coordenador do Curso de Letras Português/Espanhol da UPE, campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens (GEPEL). Realiza pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, com atenção a questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal de Campina Grande (UFPB)

Atualmente, é Professor Visitante de Língua Espanhola no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. Doutorando e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação e Licenciado em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e licenciado em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É membro do Grupo de Pesquisa InviTe - Intercâmbio Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (UNESP/CNPQ) e do "O círculo de Bakhtin em diálogo" (UEPB/CNPQ), na linha de pesquisa "Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de língua espanhola; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e decolonialidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Portaria Nº 357, de 24 de maio de 2018. Diário Oficial da União, ed. 100, seção 1, Nº 100, Brasília, DF, de 25 de maio de 2018. Disponível em: https://cdn-static-mkt.unyleya.com.br/faculdade/portarias_autorizacao/Tecn%C3%B3logo%20em%20Log%C3%ADstica/Reconhecimento%20de%20Curso%20-%2024-05-2018.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, ed. 248, seção 1. Brasília, DF, de 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 out. 2023.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

AUTOR. (2023).

FAVERO, A. A.; CENTENARO, J. B. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 170-184, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100170&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jul. 2024.

FIAD, R. S. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do GEL, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 86-99, 2017. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867. Acesso em: 06 jul. 2024.

FIAD, R. S. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 6, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/18424. Acesso em: 06 jul. 2024.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [s. l.], v. Especial, n. Especial, p. 357-369, 2ª parte 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116/1039. Acesso em: 06 jul. 2024.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 06 jul. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun., 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt#. Acesso em: 06 jul. 2024.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004. Disponível em: https://eprints.lancs.ac.uk/id/eprint/3948/1/ivanic1.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.

JUCHUM, M. A escrita na universidade: uma reflexão com base no que os alunos dizem em seus textos. Horizontes de Linguística Aplicada, [s. l.], ano 13, n. 1, p. 107-129, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176. Acesso em: 06 jul. 2024.

LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/95916. Acesso em: 04 out. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n2/05.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.

MORENO FERNÁNDEZ, F. Las variedades de la lengua española y su enseñanza. Madrid: Arco Libros, 2010.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PINTON, F. M. Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola: tradição ou renovação?. Vivências, [s.l.], v. 6, n. 9, p.88-95, maio, 2010. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_009/artigos/artigos_vivencias_09/n9_11.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.

RODRIGUES, F. S. Análise crítica de gênero de relatos de pesquisa sobre escrita. 2008. 139f. Dissertação (mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Programa de Pós-graduação em Letras. Santa Maria, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9792/FRANCIELIRODRIGUES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 jul. 2024.

RODRIGUES, M. C. Crenças de aprendizagem de gêneros acadêmicos escritos. Campina Grande: EDUFCG, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/29897. Acesso em: 06 jul. 2024.

SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre a universidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, E. M. da et al. O que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 101, n. 259, p. 771-786, set. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812020000300771&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 maio 2024.

SILVA, E. M. da; SILVA, J. M. Escrita no ensino superior: uma análise de objetos e abordagens de ensino previstos em cursos de graduação. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 24-39, abr. 2019. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/REBES/article/view/3420. Acesso em: 06 jul. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Conselho Universitário. Resolução Nº 16, de 13 de abril de 2022. Cria o Curso de Licenciatura em Letras Português Espanhol (dupla habilitação), na modalidade a distância. Campina Grande-PB: CONSUN, 2022. Disponível em: https://uepb.edu.br/proead/wp-content/uploads/sites/9/2022/06/UEPB-CONSUNI-016-2022.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Nº 53, de 10 de junho de 2023. Cria o Curso de Letras em Língua Espanhola Licenciatura do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, na modalidade Semipresencial, Campus IV, desta Universidade. João Pessoa: CONSEPE/UFPB, 2013. Disponível em: https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/201525200698f1095853ae30c3bcf720/Rsep53_2013.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (org.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 183-219.

VEIGA, I. P. A. Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 out. 2023.

VEIGA, I. P. A. Educação básica e ensino superior: Projeto Político-Pedagógico. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

COSTA FILHO, R. B.; SILVA, R. C. de A. DISCURSOS SOBRE A ESCRITA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS-ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 132–149, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037699. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3199. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Fluxo contínuo