DISCURSOS SOBRE A ESCRITA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS-ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037699
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso, Letras-Espanhol, Educação a Distância, Estado da Paraíba, Discursos sobre escrita

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar discursos sobre a escrita em Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Letras-Espanhol, na modalidade Educação a Distância, de duas Instituições de Ensino Superior públicas localizadas no estado da Paraíba. Teoricamente, fundamenta-se nas proposições de Ivanic (2004) quanto aos discursos sobre escrita e seus processos de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, inserido na Linguística Aplicada, realiza-se a partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, vislumbrando, especialmente, os objetivos, o perfil de egresso e o ementário definidos por tais propostas. A partir da análise, percebe-se que ambos os PPC estão entrelaçados a diferentes discursos sobre a escrita, em meio à complexidade e heterogeneidade das formações pretendidas.

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Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e mestrado em Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco (UPE). É Professor Assistente e Vice-coordenador do Curso de Letras Português/Espanhol da UPE, campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens (GEPEL). Realiza pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, com atenção a questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal de Campina Grande (UFPB)

Atualmente, é Professor Visitante de Língua Espanhola no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. Doutorando e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação e Licenciado em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e licenciado em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É membro do Grupo de Pesquisa InviTe - Intercâmbio Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (UNESP/CNPQ) e do "O círculo de Bakhtin em diálogo" (UEPB/CNPQ), na linha de pesquisa "Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de língua espanhola; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e decolonialidade.

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Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

COSTA FILHO, R. B.; SILVA, R. C. de A. DISCURSOS SOBRE A ESCRITA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS-ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 132–149, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037699. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3199. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo