EFEITOS DE SENTIDO DE UMA DISCUSSÃO RACIALIZADA NO INSTAGRAM:
UMA ANÁLISE BASEADA NA ANÁLISE DO DISCURSO E NA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Resumo
Este trabalho, sustentado pelos princípios da Análise do Discurso e metodologicamente executado por técnicas provenientes da Linguística de Corpus, tem como objetivo investigar aspectos do discurso online. Mais especificamente, utiliza-se uma abordagem de corpus em um continuum quantitativo-qualitativo para observar os efeitos de sentido da discussão racial na rede social Instagram. Como ponto de partida, foi compilado um corpus de comentários oriundos de uma postagem viralizada na rede. Em um segundo momento, o corpus foi processado pelo software Sketch Engine e técnicas da Linguística de Corpus (lista de frequência, concordanciador, linhas de concordância) foram aplicadas. Este tipo de análise possibilitou mapear os itens lexicais e identificar colocados mais frequentes no discurso dos internautas a fim de iluminar análises qualitativas. Os resultados apontam para dizeres que perpassam a esfera racial, mais especificamente, o lugar de fala sobre raça e racismo na interação entre os participantes da postagem. A análise inicial mostra que para os participantes falar sobre questões raciais deve partir de um sujeito que vivencia esses dilemas em seu cotidiano.
Downloads
Referências
ADOLPHS, S.; LIN, P. Corpus Linguistics. In: SIMPSON, J. (Org.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011, p. 597-610.
BAKER, P. Using corpora in discourse analysis. London/New York: Continuum, 2006.
BIBER, D.; CONNOR, U.; UPTON, T. Discourse on the Move: Using Corpus Analysis to Describe Discourse Structure. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2007.
CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, p. 86-97, jan/abril 2017.
CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Interações conflituosas e violência verbal nas redes sociais: polêmica em comentários no Facebook. Revista (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 12, n. 22, p. 39-58, set. 2018. CHARAUDEAU, P. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 10, p. 01-23, 2011.
CRYSTAL, D. Internet Linguistics. A Student Guide. New York: Routledge, 2011.
CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
CRYSTAL, D. A Dictionary of Linguistics and Phonetics. Oxford: Blackwell Publishing, 2008
KILGARRIFF, A.; RYCHLÝ, P. Sketch Engine. East Sussex: Lexical Computing Limited, 2003. Disponível em: http://www.sketchengine.eu. Acesso em: 10 dez. 2022.
McENERY, T.; HARDIE, A. Corpus Linguistics: Method, theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
O‘KEEFFE, A.; McCARTHY, M.; & CARTER, R. From corpus to classroom: Language use and language teaching. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M. Sobre o potencial semântico pragmático das hashtags In: CUNHA, G. X.; OLIVEIRA, A. L. A. M. (Org.). Múltiplas perspectivas do
trabalho de face nos estudos da linguagem. Belo Horizonte: FALE/POSLIN/UFMG, 2018, p.207-226.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.; CUNHA, G. X. O que os pobres fazem para sobreviver. (Im)Polidez e classismo no Twitter brasileiro. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 53, p. 562-585, jun. 2021.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2017.
PAGE, R.; BARTON, D.; UNGER, J.; ZAPPAVIGNA, M. Researching Language and Social Media: A Student Guide. London; New York: Routledge, 2014.
PALMA, A.; ROJAS, F.; TRUCCO, D. O uso de redes sociais por crianças e adolescentes no Brasil, no Chile, na Costa Rica e no Uruguai. TIC Kids Online Brasil 2019, São Paulo, p.109-116, out. 2020.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Pulcineli Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
SAMPSON, G.; McCARTHY, D. Corpus Linguistics: Reading in a Widening Discipline. New York: Continuum, 2004.
TAGNIN, S. Corpora on-line. In: VIANA, V.; TAGNIN, S. E. O. (Orgs.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 2011, p. 137-171.
VIANA, V. Linguística de Corpus: Conceitos, técnicas & análises. In: VIANA, V.; TAGNIN, S. E. O. (Orgs.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: HubEditorial, 2011, p. 25-95.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2025 Revista Leia Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.