A REPRESENTATIVIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Aline Moraes de Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Mônica Bomtempo Reis Soares IF Sudeste MG
Palavras-chave: Pesquisa. Docente. Institutos Federais. Línguas.

Resumo

Através de uma metassíntese qualitativa (ALENCAR & ALMOULOUD, 2017) dos estudos apresentados no VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL) que tinham como contexto os Institutos Federais (IFs) ou que tivessem sido produzidos por docentes dessas instituições, tentamos identificar a formação acadêmica dos professores-pesquisadores, as tendências, recorrências e lacunas tanto nos trabalhos produzidos pelos IFs quanto aqueles produzidos sobre o ensino de línguas nos IFs. Observamos o desenvolvimento de uma identidade de professor-pesquisador na área da Linguística Aplicada, que pode ser percebida na participação dos docentes no evento, com trabalhos que abrangeram a maioria dos eixos temáticos existentes.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

CARVALHO, A. M. de .; SOARES, M. B. R. . A REPRESENTATIVIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 220–236, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3428. Acesso em: 28 out. 2024.

Seção

Dossiê