Les textes littéraires en cours de FLE : réflexions théoriques et pratiques de classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17970652

Palavras-chave:

Lecture; Lecture littéraire comme va-et-vient dialectique; FLE; Ensino Fundamental et Médio; Texte littéraire.

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre a noção de leitura e de leitura literária, bem como de compartilhar atividades realizadas em aula com alunos de uma escola pública brasileira. Para começar, apresento brevemente uma situação relativa aos hábitos de leitura, ocorrida durante uma aula, e que deu origem às reflexões desenvolvidas neste artigo. Em seguida, explico a noção de leitura literária como vaivém dialético (Dufays et al., 2015), conceito que tento transpor nas práticas que efetuo em minhas aulas. Após, comento algumas atividades de abordagem do texto literário realizadas com estudantes de 6º e 7º anos do Ensino fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, em dois contextos diferentes: na aula de francês como língua estrangeira (FLE) e em uma aula dedicada à leitura que reunia também alunos que não estudam francês. A apresentação de cada sequência didática é acompanhada de comentários sucintos sobre os objetivos das atividades e sobre sua relação com o quadro teórico exposto anteriormente. Concluo com alguns elementos de reflexão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2025

Como Citar

AZAMBUJA DE BORBA CUNHA, Daniele. Les textes littéraires en cours de FLE : réflexions théoriques et pratiques de classe . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e7016 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17970652. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/7016. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.