Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Palavras-chave: Booktubers, Leitura digital, Fan fiction

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1171

As tecnologias digitais vêm desencadeando mudanças em várias dimensões da cultura contemporânea, entre as quais a dimensão da leitura e, mais especificamente, da leitura literária. Dentro desse novo cenário, verifica-se o deslocamento de funções historicamente legitimadas no campo, como as dos críticos literários e professores, que atuavam na recomendação de obras e leituras. É dentro deste contexto de transformações no universo da leitura literária que trazemos uma breve reflexão sobre o papel dos booktubers – jovens leitores que se convertem em comentadores de livros literários na plataforma Youtube – a partir de estudos de Bruns, Canclini, Lluch, Camacho e Ojeda sobre o tema. Como ilustração para o panorama brasileiro, efetuamos breve análise de dois canais de booktubers brasileiras – Caraminholas de Jotapluftz e Livros & Fuxicos – utilizando os vídeos e postagens das booktubers e postagens de seus seguidores. Apesar de serem bastante diferentes em seus estilos e conhecimentos literários e bibliográficos, as booktubers se aproximam pelo uso de um discurso informal marcado por um forte tom afetivo e emocional. Nesses canais, ocorre uma forte mescla entre a cultura literária e a cultura comercial e das mídias. Assim, as booktubers mantêm relações com editoras, autores, lojas virtuais e físicas, mas também promovem best-sellers e fazem referências frequentes aos filmes derivados dos livros ou a eventuais animações, constituindo-se como novas e importantes mediadoras de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Doutor em Linguística e Letras. Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Canoas-RS, Brasil.

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre-RS, Brasil.

Referências

BRUNS, Axel (2006). Towards Produsage: Futures for User-Led Content Production. In Sudweeks, Fay and Hrachovec, Herbert and Ess, Charles, Eds. Proceedings Cultural Attitudes towards Communication and Technology 2006, p. 275-284, Tartu, Estonia.

CAMACHO Carmen Pérez; OJEDA, Andrés López. Los usos sociales de la lectura: del modo tradicional a otras formas colectivas de ler. In: CANCLINI, Néstor García et al. Hacia una antropología de los lectores. Cidade do México & Madri: Ediciones Culturales Paidós & Fundación Telefónica, 2015, p. 39-116.

CANCLINI, Néstor García. Leer en papel y en pantallas: el giro antropológico. In: CANCLINI, Néstor García et al. Hacia una antropología de los lectores. Cidade do México & Madri: Ediciones Culturales Paidós & Fundación Telefónica, 2015, p. 1-38.

COLLINS, Jim. Bring on the Books for Everybody. How Literary Culture became Popular Culture. Durham and London: Duke University Press, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LLUCH, Gemma. Los jóvenes y adolescentes comparten la lectura. In: CRUCES, Francisco (Dir.). ¿Cómo leemos en la sociedad digital? Lectores, booktubers y prosumidores. Ediciones Culturales Paidós & Fundación Telefónica, 2017, p. 31-54.

WALDFOGEL, Joel; REIMERS, Imke. Storming the Gatekeepers: Digital Disintermediation in the Market for Books. Information Economics and Policy, V. 31, 2015, p. 47-58. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167624515000037?via%3Dihub

Downloads

Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

KIRCHOF, E. R. .; SILVEIRA, R. M. H. . Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 55–74, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1506. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores