Referenciação fílmica em Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1866
Este artigo tem por objetivo estudar a intermidialidade presente no romance Barba ensopada de sangue, do escritor brasileiro contemporâneo Daniel Galera. O estudo parte da hipótese de que a obra se expressa e se organiza por meio de uma referenciação fílmica, proposta aqui como designação para a relação específica, entre o cinema e a literatura que trabalha intermidiaticamente por referenciação - como a definiu Irina Rajewsky (2012) -, mas o faz privilegiando a parte visual. O trabalho examina também a recepção crítica da obra no que diz respeito a análises de aspectos seus relacionados à linguagem fílmica. As reflexões de Gilles Deluze em seus Imagem-movimento (1983) e Imagem-tempo (1985) fornecem a fundamentação teórica sobre as características dessa linguagem nascida com o cinema e amplamente praticada por outros meios nos dias de hoje. O trabalho visa contribuir com os estudos sobre as relações entre cinema e literatura, menos desenvolvidos que as relações entre literatura e cinema, mormente menos que a adaptação. Por fim, esta análise espera enriquecer o conhecimento sobre a literatura brasileira contemporânea.
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