A constituição do corpo sem órgão em A mulher mais linda da cidade de Charles Bukowski

Autores

  • Ayanne Almeida Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16734599

Palavras-chave:

Literatura, Filosofia, Charles Bukowski, Corpo sem órgão

Resumo

Através do aporte teórico da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, no que diz respeito ao conceito de corpo sem órgão, pretendemos analisar, no presente artigo, como é construída a subjetividade da personagem feminina Cass no conto A mulher mais linda da cidade, de Charles Bukowski. Acreditamos que a personagem supracitada constitui-se como um corpo sem órgão a partir do momento em que rompe a linha tênue que demarca aquilo que é considerado como aceitável pela sociedade ao tornar-se uma prostituta, questionando os valores, mostrando qual o papel que se espera para a mulher em um organismo institucional e promovendo uma contundente reflexão sobre a moral conservadora imposta à sociedade e, principalmente, às mulheres. um corpo que rejeita a organização funcional e as normas utilitárias, buscando uma existência para além das restrições sociais e morais. Para analisar a construção da subjetividade feminina, traremos os aportes teóricos de Alain Touraine e Simone de Beauvoir, além de George Bataillle na análise da figura da prostituta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus. In: WILLER, Cláudio (org). Escritos de Antonin Artaud. Tradução de Cláudio Willer. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 1986.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BUKOWSKI, Charles. A mulher mais linda da cidade e outras histórias. Tradução de Milton Persson. Porto Alegre: L&PM, 2012. (Formato Kindle)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 34.

_______________________________. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3; 5. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1996.

DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Tradução de Márcia Bechara. São Paulo: n-1 Edições, 2016.

LOUTO, Guacira Lopes (org). O corpo educado – Pedagogias da sexualidade. Traduções de Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

TOURAINE, Alain. O mundo das mulheres. Tradução de Francisco Morás. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

03-08-2025

Como Citar

ALMEIDA, Ayanne. A constituição do corpo sem órgão em A mulher mais linda da cidade de Charles Bukowski . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e4632, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16734599. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4632. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.