Choro de bebê e sua função na aquisição de linguagem
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.11361873Résumé
O objetivo deste trabalho é identificar, a partir de coleta de dados de choro de bebês[1] em sua fase incipiente de desenvolvimento (primeiríssima infância), padrões de linguagem. Esses dados foram recolhidos em forma de vídeos disponíveis no Youtube. Este artigo representa o resultado da análise de parte daquele estudo, que se orientou pelos pressupostos de Tomasello (2003) na abordagem sobre o desenvolvimento humano e a aquisição da linguagem. Segundo esse autor, o conhecimento humano não é apenas um fruto genético que foi se propagando ao longo do tempo de desenvolvimento (ontogênico), mas também reverbera, em sua essência, marcas culturais (filogenia). Dialogaremos também com Vygotsky (2000 [1934]), dentre outros relevantes autores, no que tange o papel da linguagem e do processo histórico-social no desenvolvimento do indivíduo. Segundo esse autor russo, a aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio, pois é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados. Sendo a linguagem parte integrante da vida cotidiana em que transmitimos desejos e necessidades, pensamentos, preocupações e planos (Clark, 2009), chamamos à baila Damásio (2009) e Ekman (2011) para lidar com a possível implicação de sentimentos e de emoções. Para este trabalho, recortamos dois padrões de linguagem representados no choro do bebê.
[1] Embora seja uma pesquisa que tome como ponto de partida corpus contendo seres humanos em sua fase infantil, os dados que compõem as amostras foram baixados de materiais disponíveis em sites da internet. Nesses casos, indicando-se a fonte, as produções científicas ficam isentas de submeter o Projeto à apreciação do Comitê de Ética (cf. Plataforma Brasil).
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