Choro de bebê e sua função na aquisição de linguagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.11361873
Mots-clés : Choro de bebê, Padrões comunicativos, Aquisição da linguagem

Résumé

O objetivo deste trabalho é identificar, a partir de coleta de dados de choro de bebês[1] em sua fase incipiente de desenvolvimento (primeiríssima infância), padrões de linguagem. Esses dados foram recolhidos em forma de vídeos disponíveis no Youtube. Este artigo representa o resultado da análise de parte daquele estudo, que se orientou pelos pressupostos de Tomasello (2003) na abordagem sobre o desenvolvimento humano e a aquisição da linguagem. Segundo esse autor, o conhecimento humano não é apenas um fruto genético que foi se propagando ao longo do tempo de desenvolvimento (ontogênico), mas também reverbera, em sua essência, marcas culturais (filogenia). Dialogaremos também com Vygotsky (2000 [1934]), dentre outros relevantes autores, no que tange o papel da linguagem e do processo histórico-social no desenvolvimento do indivíduo. Segundo esse autor russo, a aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio, pois é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados. Sendo a linguagem parte integrante da vida cotidiana em que transmitimos desejos e necessidades, pensamentos, preocupações e planos (Clark, 2009), chamamos à baila Damásio (2009) e Ekman (2011) para lidar com a possível implicação de sentimentos e de emoções. Para este trabalho, recortamos dois padrões de linguagem representados no choro do bebê.

 

[1] Embora seja uma pesquisa que tome como ponto de partida corpus contendo seres humanos em sua fase infantil, os dados que compõem as amostras foram baixados de materiais disponíveis em sites da internet. Nesses casos, indicando-se a fonte, as produções científicas ficam isentas de submeter o Projeto à apreciação do Comitê de Ética (cf. Plataforma Brasil).

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Renata Barbosa Vicente, UFRPE

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de pós-graduação acadêmico PROGEL na Linha 1 - Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. É doutora e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP e vem atuando no projeto guarda-chuva Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição? estudo contrastivo, junto à equipe interdisciplinar. É líder do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição ? LATEC com produção destacada no campo da Cognição. Dedica-se aos estudos de cognição e linguagem, tendo interesse em neurociência, pesquisando temas sobre inputs e outputs provocados pelos gatilhos mentais, sobre memória e Alzheimer. Tem grande interesse pela pesquisa-ação e coordena projeto de extensão para a terceira idade (melhor idade). Orienta trabalhos interdisciplinares no âmbito do letramento digital e tecnologia digital a favor da leitura e escrita. Foi presidente evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (2019)

Maria Célia Lima-Hernandes, USP

Professora Titular da USP e Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados - IEA-USP. Orientadora de Mestrado do Programa de Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE). Orientadora de Iniciação Científica e supervisora de pós-doutorandos no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas-FFLCH. Orientadora de doutorandos e supervisora de Pós-doutorandos junto ao Programa Interdisciplinar Integração da América Latina (PROLAM-USP). Pesquisadora PQ Processo: 302772/2018-9. Coordenadora do Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição estudo contrastivo, em parceria com o Instituto de Psicologia, Instituto de Física, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Laboratório de Ressonância Magnética do Hospital das Clínicas (USP), LARAMARA, instituto Luiz Braille de Jundiaí. Pós-doutorada pela Universidade de Macau (China, 2010-2011, com bolsa CAPES, sob tutoria de Alan Baxter), Estágio de Pesquisa em 2015-2016, com Bolsa FAPESP, na Universidade de Macau, sob a supervisão de Maria José Grosso. Doutora pela Unicamp (orientação de Maria Luiza Braga) em Linguística Teórica (Linguística Histórica, com qualificações em Linguística Antropológica e Sociolinguística). Mestre pela USP (orientação de Angela Rodrigues) em Filologia e Língua Portuguesa, com bolsa CNPq [Processo: 135207/1996-7] de 03/1998 a 08/1998 e Mestre em Neurociências (Universidad Europea Miguel de Cervantes - IAEU - Espanha) em 2016. Especialista em Gramática (Lato Sensu - S.Judas Tadeu), graduada pela FEC-ABC (Letras-Inglês) e São Judas Tadeu (Letras-Francês). Foi professora visitante em: Universidad de la Republica (Uruguai) em 2010; Sichuan University of Foreign Studies (China) em 2015; Universitè de Lille (França) em 2019; e na Universidade de Évora (2021). Estudiosa de temas relacionados ao contato intercultural num viés da cognição e da linguagem em áreas fronteiriças do conhecimento. Líder do grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" (LinC-USP) com produção destacada no estudo das relações entre usos linguísticos e processos cognitivos. Participa como pesquisadora-membro de: Grupo de Pesquisa multinacional "LP no Mundo", Português em Uso (PORUS/UFF). Associada da Linguistic Society of America, da Associação Brasileira de Linguística, da ALFAL, da AOTP e da Associação Internacional de Linguística Portuguesa, da qual foi segunda secretária (de 2010-2014 com gestão na RAEM-China), primeira secretária (2015-2018) e vice-presidente (2020-2025) com sede em Portugal). Ciência ID 8F18-6F10-B3B6.

José Temístocles Ferreira Júnior, UFRPE

 graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolveu sua pesquisa de mestrado em Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e Linguística da Enunciação. Possui doutorado também em Linguística pela UFPB, com um período sanduíche na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE). Coordena o Núcleo de Estudos Enunciativos e Aplicados da Linguagem no Diretório de pesquisas do CNPq. No PROGEL, atua na linha de pesquisa 01, investigando questões e fenômenos relacionados à perspectiva enunciativo-discursiva de estudo da linguagem, partindo do princípio de que a língua e a produção de sentidos são afetadas por situações concretas de uso. Atua principalmente nos seguintes temas: enunciação e suas interfaces, constituição subjetiva; interação mãe-bebê; dêixis; indicadores de subjetividade; Benveniste; categoria de pessoa; transtornos de linguagem; enunciação e letramentos; letramento acadêmico. Atualmente, é o Coordenador Geral da UAB na UFRPE.

Références

AMTHOR, F. Neurociência para leigos. Tradução: Samantha Batista. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

BAECK, Heidi. Estudo longitudinal de atributos acústicos do choro de bebês normais (0 a 10 meses), associados ao contexto de fome. Tese de doutorado.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

CLARK, E.V. First Language Acquisition. Cambridge University Press Second Edition, 2009.

DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

DIGGLE, P.J., LIANG,K-Y, ZEAGER,S.L. Analysis of Longitudinal Data. 1ª edição. Oxford: Oxford, 2002.

EKMAN, P. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

FREITAS-MAGALHÃES, A. O código de Ekman: O cérebro, a face e a emoção. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2011.

MEYER, P. O olho e o cérebro: biofilosofia da percepção visual. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 2002 [1997].

PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

SILVA, A. M. Desenvolvimento infantil: as competências e o desenvolvimento das crianças dos 0 aos 2 anos. Lisboa: Climepsi Editores, 2011.

TEOBALDO, O. A infância de meu bebê. Youtube, 21 de junho de 2021. Disponível: https://www.youtube.com/channel/UCCbbrvXBqb0y6s1vlb1BSAw. Acessado em: 30 de dezembro de 2021.

TOMASELLO, M. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano, 1ª edição. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 2003.

VICENTE, R. B. Iniciar é abstrato? É o lugar, é o tempo, é o espaço do caos cognitivo. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde- 12052014-101058/pt-br.php >, Acesso em 1º de jun. 22.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000 [1934].

WALLON, H. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Moraes, 1942.

Téléchargements

Publiée

juin 4, 2024

Comment citer

BARBOSA VICENTE, R.; TEOBALDO , D. A.; LIMA-HERNANDES, M. C.; FERREIRA JÚNIOR, J. T. Choro de bebê e sua função na aquisição de linguagem. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. e2287, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11361873. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2287. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

n. 2 - 2024 - Dossiê: Língua falada e/ou escrita? Reflexões sobre aquisição e o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva decolonial

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice