A poesia contemporânea no livro ilustrado infantil: análise da obra Que lambança!, de Ana Maria Machado

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10064031
Mots-clés : Poesia infantil contemporânea, Livro ilustrado, Estética da Recepção, Formação do leitor

Résumé

Este texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de análise, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), do livro Que lambança! (2004(a)), escrito por Ana Maria Machado e ilustrado por Denise Fraifeld. Essa obra poética destinada ao público infantil pertence à coleção “Gato escondido”, cujo título na tradição do gênero dialoga com a cultura popular, as cantigas de roda e parlendas do folclore popular, em especial, com trava-línguas homônimo: “Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido/que rabo escondido com gato de fora” (CIRANDA DO BRASIL, 2021). Essa dialogia revela o projeto estético da escritora que entende como papel da literatura a constituição de uma memória social, pelo resgate de um patrimônio cultural que, ao ser apropriado, atualiza-se constantemente. Desse modo, a obra se apresenta como um jogo que desafia um leitor perspicaz a descobrir o que se “esconde” e se “mostra” em suas entrelinhas e, em especial, na relação que se estabelece entre seus textos verbal e imagético. Justifica-se, assim, a escolha pelo aporte teórico da Estética da Recepção, pois a obra de Machado (2004(a)), pelo recurso à dialogia com um imaginário popular e infantil, e pela comunicabilidade com o leitor implícito, que se instaura sob a forma de um jogo, manifestando-se tanto no texto verbal quanto imagético, evidencia que almeja cativar a criança à leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Professora na graduação e pós-graduação da
Faculdade de Ciências e Letras – FCL da Universidade Estadual Paulista.

Fabricia Jeanini Cirino Pinto, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista. Professora da rede pública de
ensino.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de.; CECCANTINI, João Luís Cardoso Tápias (Orgs.) Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

ANA MARIA MACHADO. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2020.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998.

CIRANDA DO BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

CNEC ONLINE. “O pião no chão”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgar Blucher, 2006.

FIORIN, José Luiz. Sendas e veredas da semiótica narrativa e discursiva. Revista D.E.L.T.A., vol.15, nº 1, 1999.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. J. Kretschmer. São Paulo: Editora 34, v.1, 1996.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução J. Kretschmer. São Paulo: Editora 34, v.2, 1999.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. S. Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. Seleção, coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. 2. ed. re. e ampl. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LETRAS(a). “Fui no tororó”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(b). “Pirulito que bate-bate”. Disponível em: . Acesso: 10 abril 2021.

LETRAS(c). “Escravos de Jó”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(d). “O sítio do Pica-Pau Amarelo”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(e). “Se essa rua fosse minha”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(f). “A canoa virou”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(g). “Pezinho”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(h). “Peixe vivo”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(i). “Atirei o pau no gato”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS (j). “Boi da cara preta”. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2021.

LETRAS(k). Rondo do capitão. Disponível em: . Acesso: 10 abril 2021.

LETRAS(l). “Sambalelê”. Disponível em: . Acesso: 10 abril 2021.

LETRAS(m). “Janelinha”. Disponível em: . Acesso: 10 abril 2021.

LETRAS(n). “Pintinho amarelinho”. Disponível em: . Acesso: 10 abril 2021.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MACHADO, Ana Maria. Que lambança! São Paulo: Salamandra, 2004.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Pequena prosa sobre versos. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (orgs.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2012, p.45-73.

NIKOLAVEJA, Maria, SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA. “Contando os botões”. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2020.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

STALLONI, Yves. Os gêneros literários. São Paulo: Difel, 2001.

Publiée

octobre 1, 2021

Comment citer

FERREIRA, E. A. G. R.; PINTO, F. J. C. A poesia contemporânea no livro ilustrado infantil: análise da obra Que lambança!, de Ana Maria Machado. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 59–83, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10064031. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1924. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Des articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice