O dispositivo mídia como prática de objetivação do sujeito mulher empresária
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1497
O presente trabalho busca compreender de que modo o dispositivo mídia, de modo particular a mídia de colunismo social em circulação na cidade de São Luís-MA produz práticas de objetivação sobre o sujeito mulher. Para tanto, analisamos duas matérias retiradas da edição nº 37, ano 2016, da revista Deluxe, que homenageia mulheres empresárias e sintetiza a proposta central da revista, que é valorizar a mulher empreendedora e independente, mostrando-a como exemplo a ser admirado e seguido. Ancoramo-nos nas reflexões de Foucault sobre os processos de construção da subjetividade, em que são estudadas as formas de constituição do sujeito moderno, por meio de mecanismos de objetivação e de subjetivação, que tendem a tornar o homem dócil politicamente e útil economicamente e que se referem aos processos que fazem do homem um sujeito preso a uma identidade atribuída como lhe pertencendo. Consideramos, ainda, a ideia de dispositivo, que constitui um espaço de produção de saberes atravessado por mecanismos de poder e de estratégias de enunciação, construindo discursos e possibilitando sua circulação como verdades.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: Outra travessia. n. 5, 2005, p. 9-16. Tradução: Nilceia Valdati. Florianópolis, SC. Disponível em: Acesso em: 07 jul. 2019.
DREYFUS, Hubert & RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. (Carrero, V. P., trad., pp. 253-278). Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n.1, p. 151-162, jan./jun. 2002. Disponível: Acesso em: 06 jul. 2019.
FOUCAULT, Michel. (1984). Foucault. In: M. B. Motta (Org.). Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política (E. Monteiro, I. A. D. Barbosa trad., pp. 234-239). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. (1979). Sobre a História da sexualidade. In: Roberto Machado (Org.) Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 2000, pp. 243-276.
FOUCAULT, Michel. (1961). História da loucura na Idade Clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva S.A., 1978. 608 p.
FOUCAULT, Michel. (1976) História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
FOUCAULT, Michel. (1984) História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999, 155 p.
FOUCAULT, Michel. (1963). O Nascimento da Clínica. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. (1966). As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 422 p.
FOUCAULT, Michel. (1969). A Arqueologia do Saber. Tradução de Luís Felipe Baeta Neves. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 2008, 236 p.
FOUCAULT, Michel. (1975). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, 291 p.
FOUCAULT, Michel. (1984). História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005, 246 p.
SOUZA, Pedro Fernandes de.; FURLAN, Reinaldo. A questão do sujeito em Foucault. Psicologia. USP, volume 29, número 3, p. 325-335, 2018. Disponível em: Acesso em: 07 jul. 2019.
REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos: Claraluz, 2005.
SEBRAE. O que é preciso para ser um empreendedor. 2012. Disponível em: http://www.mundosebrae.com.br/2008/09/o-que-e-preciso-para-ser-um-empreendedor-de-sucesso.> Acesso em: 06 jul. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.