Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10063712
Palabras clave: Poesia, Livro-objeto, Pré-leitores, Materialidade

Resumen

A edição de livros potencialmente dirigidos a pré-leitores, ainda que recente, goza de uma vasta oferta, cuja qualidade é, não raras vezes, discutível. A natureza interativa e lúdica de muitas destas publicações, ferramentas reconhecidas como fundamentais à aprendizagem e ao fomento da imaginação, diferenciam estas obras inscritas no universo do livro-objeto das demais. A transmissão de conteúdos formais orienta a maioria destes volumes, no entanto, alguns editores e autores vêem na materialidade destes primeiros livros dirigidos a crianças de tenra idade, ainda antes de dominarem o código linguístico, um meio de comunicação apelativo, que, em cooperação sinérgica com um conteúdo verbal e imagético cuidado, potencia a sensibilização estética. O presente estudo pretende analisar as principais singularidades decorrentes das potencialidades lúdicas próprias do discurso poético editado em forma(to) de livros-objeto a partir de um corpus selecionado. Pretende-se concretizar uma exploração da componente material, procurando demonstrar que, deste contacto inicial gratificante e divertido com o livro mediado pela intervenção física sobre o suporte, pode germinar uma relação positiva e afetiva com a leitura.

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Biografía del autor/a

Diana Maria Ferreira Martins, Universidade do Minho

Professora no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola de Design) e investigadora do
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho. É doutorada em
Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho.

Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) onde leciona:
Literatura para a infância e a Juventude; Língua, Textualidade Literária e Estratégias Interpretativas,
Didática da Literatura para a infância, entre outras. Doutora em Literatura para a Infância pela mesma
Universidade e Pós-doutorada no mesmo domínio científico pela Universidade de Santiago de
Compostela

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Publicado

octubre 1, 2021

Cómo citar

MARTINS, D. M. F.; REIS DA SILVA, S. R. D. Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 48–58, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10063712. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1921. Acesso em: 25 nov. 2024.

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