Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10063712
Keywords: Poesia, Livro-objeto, Pré-leitores, Materialidade

Abstract

A edição de livros potencialmente dirigidos a pré-leitores, ainda que recente, goza de uma vasta oferta, cuja qualidade é, não raras vezes, discutível. A natureza interativa e lúdica de muitas destas publicações, ferramentas reconhecidas como fundamentais à aprendizagem e ao fomento da imaginação, diferenciam estas obras inscritas no universo do livro-objeto das demais. A transmissão de conteúdos formais orienta a maioria destes volumes, no entanto, alguns editores e autores vêem na materialidade destes primeiros livros dirigidos a crianças de tenra idade, ainda antes de dominarem o código linguístico, um meio de comunicação apelativo, que, em cooperação sinérgica com um conteúdo verbal e imagético cuidado, potencia a sensibilização estética. O presente estudo pretende analisar as principais singularidades decorrentes das potencialidades lúdicas próprias do discurso poético editado em forma(to) de livros-objeto a partir de um corpus selecionado. Pretende-se concretizar uma exploração da componente material, procurando demonstrar que, deste contacto inicial gratificante e divertido com o livro mediado pela intervenção física sobre o suporte, pode germinar uma relação positiva e afetiva com a leitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diana Maria Ferreira Martins, Universidade do Minho

Professora no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola de Design) e investigadora do
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho. É doutorada em
Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho.

Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) onde leciona:
Literatura para a infância e a Juventude; Língua, Textualidade Literária e Estratégias Interpretativas,
Didática da Literatura para a infância, entre outras. Doutora em Literatura para a Infância pela mesma
Universidade e Pós-doutorada no mesmo domínio científico pela Universidade de Santiago de
Compostela

References

ARMIJO, C. El “nonsense”, un arma contra las mentes cuadradas. CLIJ (Cuadernos de literatura infantil y juvenil. Barcelona, nº 45, pp. 28-31, 1992.

BASTOS, G. Literatura Infantil e Juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999.

BROOKS, S. As cores na selva. Porto: Porto Editora, 2019.

CABRAL, M. Como abordar… o texto poético. Porto: Areal Editores, 2002.

CERVERA, J. Teoria de la literatura infantil. Bilbao: Porto Editora, 1991.

FINN, R. Na estação. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2007.

FINN, R. Na garagem. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2007.

FINN, R. Na praia. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2005.

FINN, R. Nas obras. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2007.

FINN, R. No aeroporto. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2007.

FINN, R. No quarto dos brinquedos. Coleção «Mundo mágico». Porto: Porto Editora, 2005.

FRANCO, J. A poesia como estratégia. Porto: Tropelias & Companhia, 2012.

JEAN, G. Na escola da poesia. Lisboa: Instituto Piaget, 1989.

LOCKE, J. Alguns pensamentos sobre a educação. Lisboa: Edições 70, 2019.

MAGALHÃES, A. Infância, mito e poesia. Malasartes [Cadernos de literatura para a infância e a juventude]. Porto, nº 1., pp. 10-13, 1990.

MARTINS, D. As cores de A Sombra, de Luísa Ducla Soares. Percursos de re-ilustração e de construção de um álbum poético, 2013, 120 f, Monografia. (Mestrado em Ilustração). Escola Superior Artística do Porto – Guimarães, Guimarães.

PESSOA, F. Afinal o Caracol. Estoril: Saída de emergência e Bichinho do conto, 2016.

PINSON, J. Para que serve a poesia hoje?. Porto: Deriva Editores, 2011.

POCINHO, M. A música na relação mãe-bebé. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.

RAMOS, A. Livros de palmo e meio. Reflexões sobre literatura para a infância. Lisboa: Caminho, 2007.

RANDALL, R. O sapo saltitão. Lisboa: Edições Asa, 2014.

RECHOU, B.; LÓPEZ, I. e RODRÍGUEZ, M. (coord.). A poesia infantil no século XXI (2000-2008). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2009.

ROCHA, M. O brincar no tempo livre da criança. In: SARMENTO, T.; FERREIRA, F. & MADEIRA, R. (orgs.). Brincar e aprender na infância. Porto: Porto Editora, 2017.

S/n. Simão um cão brincalhão. Porto: Porto Editora, 2000.

SARMENTO, C. Rimas infantis: a poesia do recreio. Porto: Edições Afrontamento, 2000.

SILVA, S. Encontros e reencontros – Estudos sobre literatura infantil e juvenil. Porto: Tropelias & Companhia, 2010.

VELOSO, R. Eu poético na construção da infância. Saber (e) Educar, Porto, nº2, pp. 43-51, 1997.

Published

October 1, 2021

How to Cite

MARTINS, D. M. F.; REIS DA SILVA, S. R. D. Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 48–58, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10063712. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1921. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Articles