Referências intermidiáticas em Ponciá Vicêncio e Um defeito de cor

Autores/as

Palabras clave: Referências intermidiáticas, Literatura e as artes visuais, Arte e memória cultural

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1864

Á luz dos conceitos de “referência”, propostos por Irina Rajewsky, e de “écfrase”, na conceituação de Claus Clüver, o texto analisa as referências intermidiáticas em dois romances brasileiros, Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Um defeito de cor (2017), de Ana Maria Gonçalves. Em ambos os romances se destaca o tema da liberdade e da memória cultural dos povos de cor em sua relação com a as artes visuais: a arte do barro, explorada em Ponciá Vicêncio e a criação de máscaras africanas (gélédes), em Um defeito de cor. No decorrer de sua experiência, duas jovens negras, protagonistas dos dois romances, em sua própria prática ou no encontro com a obra de um artista africano, acabam por encontrar na arte um veículo para a preservação da história de seu povo. Nesse contexto, a narrativa finalmente conduz a considerações não só sobre a influência da arte africana na criação contemporânea como também sobre a possibilidade de sua continuidade na produção de artistas brasileiros em nossos dias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Solange Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Emérita da UFMG, aposentada da Universidade Federal de Ouro Preto, Associada da Universidade de Londres e pesquisadora do CNPq. Além de artigos em revistas especializadas, publicou os livros: Literatura e Artes Plásticas (1993); Literatura e Música: Modulações Pós-Coloniais (2002); Itinerário de Sofotulafai: Biografia Literária de Abgar Renault (2005); Hamlet: Leituras Contemporâneas (2008) e Perdida entre Signos: Literatura, artes e mídias, hoje (2012), entre outros.

Citas

ARAÚJO, Olívio Tavares de. SILVA. Pinturas .1947-1995. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 1998.

CLŰVER, Claus. A new look at an old topic: ekphrasis revisited. São Paulo: Todas as letras, v. 19, n. 1, jan./abr, p. 30-44, 2017.

COIMBRA, Sílvia Rodrigues, MARTINS, Flávia; DUARTE, Maria Letícia. O reinado da lua. Escultores populares do nordeste. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Salamandra, 1980.

DREWAL, John Henry & DREWAL, Margaret Thompson. Gęlędę. Art and female power among the Yoruba. 2.ed. Bloomington, Indiana University Press, 1990.Textos traduzidos por Carlos Eugênio Marcondes de Moura., disponível em https://www.geledes.org.br/a-representacao-das-mascaras-gelede/, acesso em 20/01/2020.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Editora Mazza, 2003.

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Editora Record Ltda , 6ª edição, 2017.

MATTOSO, Katia M. Deixar de ser escravo? e A miragem da liberdade. In: Ser escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, p. 173-192 e 198-218, 1982.

MONTI, Franco. As máscaras africanas. São Paulo: Martins Fontes, 1992..

OLIVEIRA, Natalino da Silva. Escrever é sangrar : reflexões sobre ancestralidade, racismo e dor em Olhos d’água de Conceição Evaristo. Aletria, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, , 2019. p.. 179-195.

RAJEWSKY, Irina. Intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.).Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte, Editora UFMG, p. 15-45,

Publicado

septiembre 26, 2023

Cómo citar

OLIVEIRA, S. R. de . Referências intermidiáticas em Ponciá Vicêncio e Um defeito de cor. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. Port. 24–39 / Eng. 23, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1200. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas