A Representação do feminino no conto 'O Papel de Parede Amarelo' e no filme 'O Baile das Loucas'
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17504557Keywords:
Feminino; Histeria; Opressão patriarcal.Abstract
Neste artigo, objetivamos analisar a construção do feminino nas narrativas do conto O Papel de Parede Amarelo (Gilman, 2019) e do filme O Baile das Loucas (Laurent, 2021), evidenciando as formas de resistência das mulheres diante de contextos de opressão, silenciamento e patologização do comportamento feminino. Propomos a seguinte questão de pesquisa: de que forma o conto O Papel de Parede Amarelo e o filme O Baile das Loucas representam a construção do feminino e revelam as estratégias de resistência das mulheres diante da opressão patriarcal e da patologização da diferença no século XIX? A pesquisa parte da compreensão de como o papel feminino foi construído nesse período e de que maneiras as mulheres que desafiavam os papéis sociais impostos eram severamente reprimidas pela sociedade. A abordagem adotada é de natureza teórica, qualitativo-interpretativa e com finalidade explicativa. Os dados são gerados por meio de documentação indireta, e a interpretação baseia-se em procedimentos técnicos de enfoque dialético, histórico e comparativo, com análise detalhada do conto e do filme mencionados. O embasamento teórico fundamenta-se em estudos de Freud (1893–1895), Foucault (1978, 1994, 1996, 1997), Castro (2013), Santos e Salles (2016) e Kehl (2016). Os resultados evidenciam como o feminino é construído por meio da opressão patriarcal e da patologização do comportamento feminino no século XIX, destacando as formas de resistência das mulheres a esses contextos. A loucura, em ambas as narrativas, surge como uma forma de resistência e de liberdade, representando a tentativa das mulheres de escapar das amarras sociais.
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