Os elementos Apolíneo e Dionisíaco e seus desdobramentos no filme Anticristo: uma leitura possível

Autores

  • Felipe Freitag Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Linguagens, Apolíneo e Dionisíaco, Feminino e Masculino, Natureza bela, Natureza daimônica

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.674   O que se pretende nesse trabalho é construir um itinerário de pares de oposição nas cenas e no discurso do filme Anticristo, mapeando os campos semânticos em suas simbologias contrastivas. Para tanto, delinear-se-á uma leitura possível de relações do filme em questão como uma representação das ideias de Friedrich Nietzsche nas obras O nascimento da tragédia e A visão dionisíaca do mundo e como representação das ideias de Camille Paglia na obra Personas Sexuais. Desse modo, serão destacados, no filme Anticristo, a duplicidade dos elementos apolíneos e dionisíacos e seus desdobramentos através das obras supracitadas de Nietzsche, e serão destacadas as relações entre feminino e masculino, natureza bela e natureza daimônica meio da obra sobredita de Paglia. Destaca-se, sobretudo, a importância de investigar a estrutura social presentificada na e pela linguagem, seja ela fílmica, literária, ou cotidiana, de maneira a evidenciar a relação entre palavra e mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Estudos
Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Educado  linguoliterário. Professor pesquisador no projeto CADRELP - Núcleo de Capacitação em Desenvolvimento de Recursos em Ensino de Língua Portuguesa - do Centro de Artes e Letras da UFSM. Revisor linguísticoinstrucional no Núcleo de Educação a Distância do Colégio Técnico Industrial da UFSM.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

FREITAG, F. . Os elementos Apolíneo e Dionisíaco e seus desdobramentos no filme Anticristo: uma leitura possível. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 2, p. 125–138, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1723. Acesso em: 12 nov. 2024.

Seção

Artigos de temas livres