Poesia em minha casa Crianças, rimas e políticas de acesso à leitura na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10058695Abstract
Este artigo analisa o Programa Libros y Casas do Ministério da Cultura da Argentina. O projeto visa a democratizar e promover a leitura, além de formar mediadores, divulgar escritores e debater questões nacionais. A iniciativa inclui a entrega de uma biblioteca equipada com cinco categorias de livros para famílias com poucas possibilidades de acesso a bens culturais. Nesta análise, discute-se uma das categorias do Programa, “Literatura para chicos”, e, especificamente, a compilação de 37 poemas, intitulados Animales rimados y no tanto. Ricamente ilustrado, o trabalho escolhe poemas que tematizam a conhecida relação de afeto entre crianças e animais, com textos dos principais poetas argentinos das últimas décadas. Junto com a discussão sobre o Programa e a edição citada, discute-se o papel da poesia para a infância, destacando-se: a) as políticas públicas como forma de promoção da leitura eb) o papel da família nos projetos informais de leitura.
Downloads
References
AGUIAR, Vera Teixeira de. (Coord.). Era uma vez... na escola. Formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.
ANDRADE, C. D. de. A educação do ser poético. São Paulo: Arte e Educação, 1974.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1991.
BERGUIER, Camila. Libros y Casas: construyendo lectores. Tesina. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires, 2010.
BOMBINI, Gustavo. De la literatura infantil al libro para niños: especificidades, lenguajes, materialidades. In: CARDOSO, Rosane Maria (Org.). A literatura infantil e juvenil em língua espanhola – História, teoria, ensino. Campinas/SP: Pontes, 2018. p.241-256.
BOMBINI, Gustavo. La lectura
BORDINI, M. da G. Poesia infantil e transitoriedade do leitor criança. Via Atlântica, [S. l.], n. 14, p. 23-33, 2008. Disponible en: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50377. Acceso en: 14 mai. 2021.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Diccionario de símbolos tradicionales. Barcelona: Miracle, 1984.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1993.
GASPARINI, Pablo; CELADA, Maite. En los arrabales de la literatura – Entrevista a Gustavo Bombini. Abehache, ano 3, nº 4, 1º semestre 2013.
HERNÁNDEZ, Rosa Elena Clara. Personajes animales en obras clásicas de la literatura infantil y juvenil hispánica. In: CARDOSO, Rosane Maria (Org.). A literatura infantil e juvenil em língua espanhola – História, teoria, ensino. Campinas/SP: Pontes, 2018. p.139-176.
MARTHA, Alice Áurea Penteado. Pequena prosa sobre versos. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
MINISTERIO DE CULTURA ARGENTINA. Animales rimados y no tanto – Poesía para chicos. Programa Libros y casas. Disponible en: https://librosycasas.cultura.gob.ar/programa/. Acceso en: 12 mai. 2021.
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. Campinas: Unicamp, 1994.
PROGRAMA LIBROS Y CASAS. Disponible en: https://librosycasas.cultura.gob.ar/programa/. Acceso en: 02 jun. 2021.
SAAVEDRA, Guillermo. “La literatura infantil es un universo literario per se, al que no hay que agregarle ni atenuarle ningún rasgo infantil”. Programa Bibliotecas para Armar, noviembre 28, 2017. Disponible en: http://bibliotecasparaarmar.blogspot.com/2017/11/guillermo-saavedra-la-literatura.html. Acceso en: 6 may. 2021.
SEOANE, María. Cristina Kirchner. In: Enciclopedia latino-americana. Disponible en: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/k/kirchner-cristina. Acceso en: 14 mai. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.