"Una Preñez de Posibilidades": tradução comentada de alguns poemas de espantapájaros, de Oliverio Girondo

Authors

  • Elys Regina Zils UFSC
  • Mary Anne Warken Soares Sobottka UFSC
Keywords: Oliverio Girondo, Espantapájaros, Tradução literária

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.465

Membro da vanguarda argentina, Oliverio Girondo publicou em 1932 o livro Espantapájaros (Al
alcance de todos), obra que revela seu caráter experimentador. De cor cosmopolita, com um tom mais surrealista,
seus poemas estão repletos de novas possibilidades que levam o leitor a caminhar pelo interior do homem. Seus
versos se estendem à prosa poética e revelam a autonomia da linguagem que se torna uma realidade desafiadora
ao tradutor. Essas experimentações por meio da linguagem obrigam o tradutor a experimentar também em sua
tarefa de tradução. A proposta deste artigo é apresentar a tradução comentada dos poemas 5, 8, 20, 21 e 22, e do
Caligrama a fim de refletirmos sobre as questões relacionadas à tradução deste tipo de texto. Aqui a tradução vai
além da busca por equivalentes: reivindica a polissemia, bem como um trabalho estético. Junto a reflexão acerca
da escrita poética de Girondo queremos discutir as teorias de tradução envolvidas nas soluções tradutórias. Para
tanto, serão apresentadas concepções de Paulo Rónai (2012), Umberto Eco (2009), Ana Cristina César (1999) e
Walter Benjamin (2008).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elys Regina Zils, UFSC

Mestre em estudos da tradução PGET/UFSC, graduada em Letras-Espanhol UFSC.

Mary Anne Warken Soares Sobottka, UFSC

Mestranda em estudos da tradução PGET/UFSC, bacharel em Letras- Espanhol UFSC. Bolsista CAPES.

Published

October 21, 2023

How to Cite

ZILS, E. R. .; SOBOTTKA, M. A. W. S. . "Una Preñez de Posibilidades": tradução comentada de alguns poemas de espantapájaros, de Oliverio Girondo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 98–113, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1762. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas