Assia Djebar: uma busca identitária alicerçada no entrelugar literário franco-árabe
Abstract
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i0.1243 No âmbito da literatura pós-colonial, o povo argelino buscou na escrita literária, uma forma resistir às formas de subordinação às quais foram submetidos, no contexto de agenciamento das marcas e rupturas causadas pelo regime colonialista. Alguns escritores argelinos passaram a escrever textos literários em língua francesa com o intuito de serem ouvidos para além-fronteiras. A escritora argelina Fatima Zohra Imalayène, conhecida pelo pseudônimo Assia Djebar, obteve grande destaque por denunciar, em suas obras, a situação de subalternização vivenciada pelas mulheres argelinas, bem como o massacre pelo qual passou o povo argelino, submetido às imposições dos colonizadores franceses. Essa pesquisa bibliográfica (GIL, 2008) tem como objetivo discutir elementos que ratificam o entrelugar literário na obra da referida escritora argelina. Para tanto, temos como base teórica os estudos de Bhabha (2005) a respeito do entrelugar e do hibridismo cultural, bem como as reflexões de Deleuze e Guatari (2000) sobre a perspectiva do devir revolucionário. Inserida no contexto diaspórico, a autora vivenciou o regime colonialista instalado em seu país de origem e buscou, na literatura, uma forma de superação das rupturas deixadas pelo colonialismo e pelas imposições patriarcalistas presentes em sua identidade cultural. Encontramos, em suas obras, uma espécie de desconforto com relação à sua identidade. Por não se enxergar totalmente argelina e nem totalmente francesa, ela expressa em suas obras uma angústia que a leva a escrever para “dizer-se” (DJEBAR, 1985, p. 91) e para dar voz ao seu povo, especialmente às mulheres árabes, que permanecem na invisibilidade. Esta voz é dada através da escrita literária em língua francesa. Assim, o entrelugar literário franco-árabe de Assia Djebar lhe causa o sentimento dúbio de liberdade e de afasia. Essa cisão identitária manifestou-se em toda a sua obra e a levou a viver entre os universos francês e árabe.Downloads
References
AMROUCHE, M. T. La rue des tambourins. Paris, Table Ronde, 1960.
ASHCROFT, B. et al. The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures. Londres: Routledge, 1989.
ALMEIDA, I. B. S. Culturas africanas, culturas diaspóricas: uma reflexão. Revista Histórias e perspectivas. Uberlândia. 197.214, jul. dez. 2010.
BARRADA, H. T. C. «Assia Djebar» Journal Jeune Afrique, 2008. Disponível em: http://www.jeuneafrique.com/57084/archives-thematique/assia-djebar/ Acesso em: 26 de setembro de 2017.
BENALIL, M. L’autobiographie et les enjeux du dialogisme culturel dans ‘L’amour, la Fantasia’ d’Assia Djebar. Rencontre des cultures et enjeux identitaires, Revista Diálogos, 2004.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BOAHEN, A. A. História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010.
BONNICI, T. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009: 257-286.
CHIH, Z. L’Amour, la fantasia d’Assia Djebar: de l’écriture autobiographique à l’écriture des cris. Synergies. Algérie n° 21 - 2014 p. 29-43.
COMBE, D. Les littératures francophones - questions, débats, polémiques. Presses Universitaires de France. Paris, 2010.
DELEUZE, G; GUATARI, F. Como criar para si um corpo sem órgãos. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2000.
DIB, M. L’Incendie. Paris, Le Seuil, 1954.
DJEBAR, A. La Soif. Paris: Julliard, 1957.
____ . L’amour, la Fantasia. Paris : Albin Michel, 1985.
____ . Ces voix qui m’assiègent… en marge de ma francophonie. Paris : Albin Michel, 1999.
____ . Nulle part dans la maison de mon père. Paris: Fayard, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GLISSANT, É. Introduction à une Poétique du Divers. Montréal: PUM, 1995.
HOYET M.-J. Leila Sebbar, Malika Mokeddem, Maïssa Bey, Fatima Mernissi, Hélé Beji. Magazine Babelmed - cultures méditerranéennes en ligne. Roma, 2013.
KATEB, Y. Nedjma. Paris, Le Seuil, 1956.
LAMEIRINHA, C. A. B. Língua, exílio e memória: uma leitura comparativa de Le Premier Homme, de Albert Camus e La disparition de la langue française, de Assia Djebar. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. USP - São Paulo, 2013.
LUKÁCS, G. A teoria do romance; Um ensaio histórico filosófico sobre as formas da grande épica. Trad., posfácio e notas José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000. p. 7-19.
MEMMI, A. Portrait du colonisé, précédé du portrait du colonisateur. Paris, Payot, 1957.
MINTZ, S.; PRICE, R. O Nascimento da cultura Afro-Americana. Uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Editoria Pallas e Centro de estudos Afro-Asiáticos, 2003.
NAJIBA, R. L'autobiographie à la fiction ou le je(u) de l'écriture : étude de L'Amour, la Fantasia et d'Ombre sultane d'Assia Djebar. 1995. 395 f. Thèse de doctorat de littérature française - Université Paris Nord, U.F.R. Lettres, Departement de Français. 1995.
NETO, M. L. A. A sociologia da literatura: origens e questionamentos. Revista Entrelaces: Ceará, 2007.
ORLANDO, V. La Soïf d'Assia Djebar: pour un nouveau roman maghrébin. Revista El-Khitab. Université de Maryland, USA, 2015. Disponível em: http://revue.ummto.dz/index.php/khitab/article/viewFile/1226/1027. Acesso em: 22 de setembro de 2017.
PEREIRA, K. R. W.; SOUZA, F. Z. D. Diáspora, exílio e memória nas literaturas africanas em Língua Portuguesa. Assis: Revista Miscelânea, 2016.
RAMALHO, Y. A. O exílio no romance ‘Primavera con una esquina rota de Mario Benedetti’. 2013. 72 p. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em estudos da linguagem.
REGAIEG, N. L'amour, la Fantasia d'Assia Djebar: de l'autobiographie à la fiction. Extrait de la revue Itinéraires et contacts de cultures, Paris, L'Harmattan et Université Paris 13, n° 27, 1° semestre 1999.
SILVA, M. R. S. ‘L’amour, la Fantasia’, de Assia Djebar: a literatura em aula de FLE como lugar de resistência feminina. 2017. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Campina Grande. 2017.
SOARES, V. L. A situação linguística e a literatura de expressão francesa no Maghreb. Revista Fragmentos, Florianópolis: UFSC, 1990.
UZOIGWE, G. N. Periodização do colonialismo na África. In: História geral da África VII- África sob dominação colonial, 1880-1935 – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010.
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.